Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36240
Tipo: Dissertação
Título: Atividades lúdicas no processo do ensino de violino e viola: material de apoio às práticas pedagógicas para professores Suzuki
Autor(es): Ribeiro, Saory R. N. S.
Primeiro Orientador: Konopleva, Ekaterina
Segundo Orientador: Casado, . Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Casado, Alexandre Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Konopleva, Ekaterina
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Joel Luís da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Kato, Suzana
Resumo: Este trabalho apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia e possui como objetivo geral demonstrar um relato histórico acadêmico e profissional, retratando os principais pontos que levaram a construção de um produto de pesquisa na área de Educação Musical. Objetivos específicos são: 1) apresentar os passos iniciais como estudante, instrumentista, pedagoga, e o que levou a tomada de decisão ao ingressar no Programa de Pós-graduação Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia; 2) descrever as atividades desenvolvidas no PPGPROM;3) exibir o Artigo Acadêmico intitulado O brincar como fundamento no ensino- aprendizagem de instrumento musical; 4) apresentar o Produto Final do PPGPROM - Atividades lúdicas para o ensino de violino e viola: material de apoio à metodologia Suzuki. Dessa forma, busca-se responder à questão problema da investigação: Como pode ser utilizado o lúdico no ensino-aprendizagem de violino e viola através da metodologia Suzuki? A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho se dá através da minha prática como professora Suzuki de violino, a qual é permeada pela experimentação empírica da ludicidade no ensino-aprendizagem de instrumento. A metodologia usada se enquadra na abordagem qualitativa e no método bibliográfico quanto ao seu procedimento. No que se refere à fundamentação teórica, a pesquisa foi baseada em: Freire (2016), Marín (2018), Chateau (1987), Suzuki, (2008), Barber (1993), Eubanks (2014), Ebin (2015), Charlot (2020), entre outros. A solução para a questão problema é apresentada mediante a proposta de atividades pedagógicas progressivas e detalhadas, abordadas no Produto do PPGPROM supracitado, destinado aos professores do instrumento (violino/viola) que despontam sua atuação profissional através de uma metodologia criativa e eficaz.
Abstract: This work is presented as a requirement for obtaining a Master Degree by the Professional Postgraduate Program in Music (PPGPROM) at the Federal University of Bahia, Brazil. In this sense, the work has the general objective of presenting an academic and professional historical report, portraying the main points that led to the construction of a research product in the area of Music Education. Specific objectives are: 1) to present the initial steps as a student, instrumentalist, pedagogue, and what led to decision-making while joining the Professional Postgraduate Program in Music at the Federal University of Bahia; 2) describe the activities developed at PPGPROM; 3) display the Academic Article entitled Playing as a Foundation in Teaching and Learning of the Musical Instrument; 4) present the Final Product of PPGPROM - Didactic Playful activities for teaching violin and viola: material to support the Suzuki methodology. Thus, we seek to answer the problem question of this investigation: How can playing be used in the process of teaching and learning of violin and viola through the Suzuki methodology? The justification for the development of this work is due to my practice as a Suzuki violin teacher, which is permeated by the empirical experimentation of playfulness in teaching the musical instrument. The methodology used in this work is based on the qualitative approach and on the bibliographic method, regarding its procedure. In view of this, in our theoretical foundation we rely on: Freire (2016), Marín (2018), Chateau (1987), Suzuki, (2008), Barber (1993), Eubanks (2014), Ebin (2015), Charlot (2020), among others. The solution to the problem is presented through the proposal of progressive and detailed pedagogical activities, addressed in the aforementioned PPGPROM Product, aimed at teachers of the instrument (violin/viola) who emerge their professional performance through a creative and effective methodology.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de violino/viola
Metodologia Suzuki
Ensino lúdico
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36240
Data do documento: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.