Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bastos Filho, Luiz Carlos Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T19:31:10Z | - |
dc.date.available | 2022-10-31T19:31:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-15 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS FILHO, Luiz Carlos Carneiro. Uso de metodologias ativas no curso de graduação da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia: a percepção dos discentes e docentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36239 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Reforma Curricular | pt_BR |
dc.title | Uso de metodologias ativas no curso de graduação da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia: a percepção dos discentes e docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Lorene Louise Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Lorene Louise Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Adan, Luis Fernando Fernandes | - |
dc.contributor.referee3 | Marambaia, Miriam Pinillos | - |
dc.description.resumo | O ensino médico brasileiro está em debate há várias décadas, fatos históricos como a criação da CINAEM em 1991 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em medicina em 2001 e 2014 nos revelam uma mobilização da sociedade brasileira com o objetivo de mudar o paradigma da formação médica atual. A FMB-UFBA deu seu primeiro passo na consolidação dessa transformação em 2007 através da elaboração de um projeto político pedagógico para orientar o currículo acadêmico, propondo modificações no conteúdo, metodologia e estrutura do curso de medicina. Atualmente, vivencia-se a necessidade de identificar os avanços alcançados e os entraves para que os mesmos se consolidem. Trata-se de estudo de caráter qualitativo/quantitativo, utilizando se da metodologia de estudo exploratória de corte transversal. Os dados foram coletados a partir de questionário aplicado a todos os docentes do curso de graduação da FMB-UFBA e os estudantes de medicina do curso de graduação da FMB-UFBA do primeiro a oitavo semestre. Foram oito questionários para os estudantes divididos por semestre e um questionário para os docentes. Cada questionário, aplicado na comunidade discente, inclui perguntas objetivas acerca das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação, divididos por componente curricular vigente do semestre em questão. O questionário contém perguntas objetivas acerca das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação, além de conter uma pergunta dissertativa sobre o processo avaliativo e de ensino no curso. Foram realizadas análise quantitativa e qualitativa das respostas que evidenciaram um curso onde o método tradicional de ensino e avaliação normativa predominam, com poucas experiências durante o curso em metodologias ativas, mostrando um curso regular – irregular, com poucos exemplos positivos. O estudo evidenciou também fragilidade no programa prático e na participação estudantil nas formulações dos métodos de ensino e avaliação. Foi possível concluir que existe uma insatisfação entre os docentes e discentes com os métodos utilizados e que para os estudantes os professores não estão abertos a mudanças, enquanto que para os docentes a abertura é verdadeira. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.type.degree | Graduação | pt_BR |
dc.publisher.course | MEDICINA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.