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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos Filho, Luiz Carlos Carneiro-
dc.date.accessioned2022-10-31T19:31:10Z-
dc.date.available2022-10-31T19:31:10Z-
dc.date.issued2017-03-15-
dc.identifier.citationBASTOS FILHO, Luiz Carlos Carneiro. Uso de metodologias ativas no curso de graduação da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia: a percepção dos discentes e docentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36239-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectReforma Curricularpt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas no curso de graduação da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia: a percepção dos discentes e docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Lorene Louise Silva-
dc.contributor.referee1Pinto, Lorene Louise Silva-
dc.contributor.referee2Adan, Luis Fernando Fernandes-
dc.contributor.referee3Marambaia, Miriam Pinillos-
dc.description.resumoO ensino médico brasileiro está em debate há várias décadas, fatos históricos como a criação da CINAEM em 1991 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em medicina em 2001 e 2014 nos revelam uma mobilização da sociedade brasileira com o objetivo de mudar o paradigma da formação médica atual. A FMB-UFBA deu seu primeiro passo na consolidação dessa transformação em 2007 através da elaboração de um projeto político pedagógico para orientar o currículo acadêmico, propondo modificações no conteúdo, metodologia e estrutura do curso de medicina. Atualmente, vivencia-se a necessidade de identificar os avanços alcançados e os entraves para que os mesmos se consolidem. Trata-se de estudo de caráter qualitativo/quantitativo, utilizando se da metodologia de estudo exploratória de corte transversal. Os dados foram coletados a partir de questionário aplicado a todos os docentes do curso de graduação da FMB-UFBA e os estudantes de medicina do curso de graduação da FMB-UFBA do primeiro a oitavo semestre. Foram oito questionários para os estudantes divididos por semestre e um questionário para os docentes. Cada questionário, aplicado na comunidade discente, inclui perguntas objetivas acerca das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação, divididos por componente curricular vigente do semestre em questão. O questionário contém perguntas objetivas acerca das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação, além de conter uma pergunta dissertativa sobre o processo avaliativo e de ensino no curso. Foram realizadas análise quantitativa e qualitativa das respostas que evidenciaram um curso onde o método tradicional de ensino e avaliação normativa predominam, com poucas experiências durante o curso em metodologias ativas, mostrando um curso regular – irregular, com poucos exemplos positivos. O estudo evidenciou também fragilidade no programa prático e na participação estudantil nas formulações dos métodos de ensino e avaliação. Foi possível concluir que existe uma insatisfação entre os docentes e discentes com os métodos utilizados e que para os estudantes os professores não estão abertos a mudanças, enquanto que para os docentes a abertura é verdadeira.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.type.degreeGraduaçãopt_BR
dc.publisher.courseMEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

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