Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35925
Tipo: Dissertação
Título: The local culture in publichigh schools' ELT coursebooks: a comparison between Brazil and Syria
Autor(es): Penaforte, Ghaith Janoudy
Primeiro Orientador: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: VASCONCELOS, JULIA
metadata.dc.contributor.referee3: Porfírio, Lucielen
Resumo: Cultura nos livros modernos de inglês é um componente essencial. Tanto importante quanto o conteúdo linguístico. A globalização e a revolução tecnológica fizeram inglês uma língua franca, e uma língua internacional usada para comunicação quase em todo lugar quando os falantes não compartilham outra língua. No mesmo tempo, alunos entraram o centro do processo educacional e tornaram-se mais importante que as suas culturas estejam mais valorizadas. Um processo de valorização que quando aplicada corretamente ajuda criar uma harmonia na sala de aula que facilita ensino e aprendizagem, e que também ajuda alunos se-expressar num mundo onde os falantes nativos não são a única autoridade linguística mais. Usando uma categorização baseado numa revisão de literatura de desenvolvimento do conceito de cultura, eu, nesse estudo, faço uma análise da presença e representação das culturas locais em dois grupos dos livros de inglês usados em escolas públicas no Brasil e Síria. Essa é uma pesquisa qualitativa que usa estratégias de análise de conteúdo, e que produz seus dados através de tabelas criadas em acordo com categorias e subcategorias culturais. O estudo analisa esses dados procurando similaridades e diferenças na apresentação e nas escolhas culturais os livros fazem.
Abstract: Culture in today's English coursebooks is an essential component. It became as important as the linguistic content. Globalization and the revolution of technology made English a lingua franca, and an international language used for communication almost everywhere whenever the two speakers do not share the same language. At the same time, learners came to the center of the class and of the teaching process and made it important to take into consideration the culture that these learners bring with them. Taking the native culture of students into consideration helps both creating a rapport with them which facilitates the teaching process, and equipping these learners with the necessary tools to express themselves in a world where native speakers are not the only linguistic authority anymore. Using a categorization based on a literature review of the development of the term culture, I analyze in this research the presence, and the representations of the native culture in two series of English language teaching that belong to two different cultures, the Brazilian, and the Arabic. It is a qualitative research that uses content analysis strategies and generates its data using tables created according to cultural categories and subcategories. The research analyzes its generated data seeking similarities and differences in the presenting way and in the cultural choices the books make
Palavras-chave: Cultura
Língua inglesa - Material didático
Cultura local/nativa
Inglês como língua estrangeira
High Up
English for starters
Lingúistica comparada
Lingua inglesa - Estdo e ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35925
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ghaith Penaforte-Final Version.pdfGhaith Janoudy Penaforte3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.