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Tipo: Dissertação
Título: Ambiguidades e conflitos na implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFBA) entre 2009/2015
Autor(es): Silva Filho, Lenilton Barbosa
Primeiro Orientador: Dantas Neto, Paulo Fábio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sanches Filho, Alvino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas Neto, Paulo Fábio
metadata.dc.contributor.referee2: Sanches Filho, Alvino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo Filho, Valdemar Ferreira de
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é analisar a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) entre os anos de 2009/2015. Nestes termos, o trabalho buscou respostas para as seguintes questões: Como se deu a implementação do PIBID/UFBA entre 2009/2015? Quais ordens de fatores impactaram de forma mais incisiva neste processo? Como o desenho institucional da política repercutiu sobre o processo de implementação? O estudo empírico foi realizado por meio da análise dos relatórios produzidos pelos bolsistas de iniciação à docência, confeccionados a partir das atividades realizadas no contexto das escolas estaduais e municipais da cidade do Salvador. Analisaram-se ainda as leis, normas, portarias e editais relacionados ao programa. A metodologia utilizada ancorou-se na pesquisa qualitativa com base no estudo de caso, e na pesquisa documental, cuja técnica de sistematização dos dados empregou a Análise de Conteúdo. Do ponto de vista da fundamentação teórica, o estudo dialogou com o modelo sobre as ambiguidades e conflitos no processo de implementação de políticas públicas formulado por Matland (1995) que tem como objetivo estabelecer uma síntese entre os diversos modelos de dois campos de estudos mais abrangente, top down e bottom up. Como principais achados, evidenciou-se que a implementação do programa foi marcada por alto nível de ambiguidades em consequência das dificuldades no acesso aos meios de operacionalização no ambiente de implementação. Neste sentido, a implementação se aproximou bastante de características do tipo de implementação administrativa e experimental. O trabalho destacou, também, o papel chave dos supervisores na resolução das dificuldades juntamente com os bolsistas de iniciação à docência, bem como a importância do comprometimento dos beneficiários da política em relação ao alcance dos objetivos, haja vista que são agentes de implementação e compartilhavam responsabilidades em relação aos resultados.
Abstract: The general objective of this dissertation is to analyze the implementation of the Initiation of Teaching Scholarship’s Institutional Program (PIBID) of the Federal University of Bahia (UFBA) between the 2009/2015 period. In these terms, this work seeks answers to the following questions: How did the implementation of the PIBID/UFBA happen between 2009/2015? Which order of factors impacted in a incisive manner in this process? How was the institutional design of the policy affected in the implementation process? The empirical research was conducted through the analysis of reports made by the scholarship holders of initiation of teaching, made from the activities done in the context of state and municipal schools of the city of Salvador. It also examined the laws, norms, ordinances, notices related to the program. The methodology used is founded in qualitative research on the basis of case studies, and in documentary research, whose technique of systematization of data used Content Analysis. From the point of view of theoretical grounds, the study had a dialogue with the model of ambiguity and conflicts in the process of public policy implementation, formulated by Matland (1995), which has as objective to establish a synthesis between diverse models from two more comprehensive fields of study, the top down and bottom up approach. As main findings, it is highlighted that the implementation of the program was marked by high levels of ambiguities in consequence of the difficulties in access to the operationalization means in the implementation space. In this regard, the implementation came closer to the characteristics of the kind of implementation, administrative and experimental. The work highlighted also the key role of the supervisors in the resolution of the difficulties together with the scholarship holders, as well as the importance of the involvement of the beneficiaries of the policy in relation to the achievement of goals, since the agents of implementations share responsibilities in relation to the results.
Palavras-chave: Políticas públicas
Implementação
PIBID
Ambiguidades
Conflitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35867
Data do documento: 2-Jun-2022
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