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Tipo: Tese
Título: Obesidade, Educação e Mudança: mobilização do pensar na saúde
Título(s) alternativo(s): Obesity, Education and Change: mobilization of thinking in health
Autor(es): Magalhães, Carolina Gusmão
Primeiro Orientador: Santana, Mônica Leila Portela de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Poliana Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Mônica Leila Portela
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lígia Amparo da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Ceccim, Ricardo Burg
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Geovani Gurgel Aciole da
metadata.dc.contributor.referee5: Castro, Luciana Maria Cerqueira
Resumo: Evidências acumuladas ensejam diferentes definições para a obesidade que se caracteriza pela complexa integração e interdependência de diferentes dimensões e deve manter estreito diálogo com as abordagens socioantropológicas e da diversidade corporal. Paradoxalmente, currículos, políticas públicas e práticas de cuidado ainda são inspirados, majoritariamente, pelo paradigma biomédico, resultando nos desafios para quem cuida e quem vive essa condição. Em face desse contexto, a presente tese buscou analisar os limites e possibilidades do curso de “Qualificação do Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade” na mobilização do pensar o fenômeno da obesidade. Estudo de natureza qualitativa tem como orientação teórico-metodológica a revisão de escopo, que mapeou as iniciativas de Educação Permanente em Saúde no cuidado às pessoas com obesidade, e o estudo de caso, delineado a partir de uma iniciativa educacional em saúde, que analisou os significados da obesidade para os participantes e as possíveis mudanças de significados mobilizadas pela iniciativa. Os participantes da pesquisa foram os profissionais de saúde da Atenção Básica do estado da Bahia inscritos no curso. As informações foram produzidas por meio de análise documental, observação não participante e questionário on-line, e examinadas por meio da análise de conteúdo, prototípica e estatística descritiva. Uma triangulação de métodos produziu três categorias de análise - Conceito de obesidade, Abordagens etiológicas sobre a obesidade e Educação na Saúde. Como principais resultados, é possível destacar o número reduzido de pesquisas na área e um desenho geral das iniciativas bem distantes do que propõe a Educação Permanente em Saúde, com abordagem biomédica da obesidade, metodologias tradicionais de ensino alheias à centralidade no cotidiano de trabalho e ao foco na noção de redes de atenção, linha do cuidado, integralidade e culturas alimentares e corporais. Em consonância, ao analisar os significados da obesidade dos profissionais, o estudo de caso revelou a predominância da perspectiva patológica e individualizada da obesidade, em que pese à ampliação do conhecimento científico moderno e das orientações institucionais sobre a obesidade. Por outro lado, depois de finalizado o curso, significativas inflexões no modo de pensar o fenômeno da obesidade foram observadas, em diálogo com as abordagens ecológica, sindêmica e multifatorial, além das perspectivas antropológicas e da diversidade corporal. Como limites da iniciativa estudada circunscrevem-se a formação prévia dos cursistas, o desenho descendente da iniciativa, o alcance e a sensibilização dos educandos e a dificuldade de liberação de carga horária no serviço. Já como possibilidades destacam-se o uso de metodologias participativas, problematizadoras e implicadas com a realidade dos educandos, a abordagem das “obesidades sob diferentes olhares e múltiplas expressões”, o ato de refletir uma proposta alinhada por entes do ensino – gestão - controle social e as vantagens da modalidade de ensino. Surgiu como premente que os currículos da saúde possam ser revisitados, apresentando a multifatorialidade e a complexidade em um movimento interdisciplinar e multiprofissional para influenciar a maneira com que os processos formativos e as práticas de cuidado são estruturadas.
Abstract: Accumulated evidence suggests different definitions for obesity, characterized by the complex integration and interdependence of different dimensions, and should maintain a close dialogue with socioanthropological approaches and body diversity. Paradoxically, curricula, public policies, and care practices are still inspired by the biomedical paradigm, resulting in challenges for those who care and those who live in this condition. Because of this context, the present thesis sought to analyze the limits and possibilities of the course "Qualification of Care for Overweight and Obese People" in the mobilization of thinking about the obesity phenomenon. This qualitative study has as theoretical and methodological orientation the scoping review, which mapped the initiatives of Continuing Education in Health in the care of people with obesity, and the case study, outlined from an educational initiative in health, which analyzed the meanings of obesity for the participants and the possible changes of meanings mobilized by the initiative. The research participants were health professionals from Primary Care in the state of Bahia enrolled in the course. The information was produced through documentary analysis, non-participant observation, and an online questionnaire and examined employing content analysis and prototypical and descriptive statistics. A triangulation of methods produced three categories of analysis - Concept of obesity, Etiological approaches to obesity, and Health Education. Como principais resultados, é possível destacar o número reduzido de pesquisas na área e um desenho geral das iniciativas bem distantes do que propõe a Educação Permanente em Saúde, com abordagem biomédica da obesidade, metodologias tradicionais de ensino alentes à centralidade no cotidiano de trabalho e ao foco na noção de redes de atenção, linha do cuidado, integralidade e culturas alimentares e corporais. Accordingly, when analyzing the meanings of obesity in professionals, the case study revealed the predominance of the pathological and individualized perspective of obesity, despite the expansion of modern scientific knowledge and institutional guidelines on obesity. On the other hand, after the end of the course, significant inflections in the way of thinking about the obesity phenomenon were observed in dialogue with the ecological, syndemic, and multifactorial approaches, anthropological perspectives, and body diversity. As limits of the initiative studied are circumscribed to the previous training of the trainees, the descending design of the initiative, the scope and awareness of the learners, and the difficulty of releasing workload in the service. As possibilities, we highlight the use of participatory methodologies, problematizing and involvement with the reality of learners, the approach of "obesity under different views and multiple expressions," the act of reflecting a proposal aligned by entities of education - management - social control and the advantages of the teaching modality. It emerged as urgent that health curricula be revisited, presenting the multifactoriality and complexity in an interdisciplinary and multiprofessional movement to influence how training processes and care practices are structured.
Palavras-chave: Obesidade
Sobrepeso
Educação continuada
Educação em saúde
Atenção primária à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Nutrição
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde (PGNUT)
Citação: ABNT e Vancouver (para os produtos da tese)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35821
Data do documento: 30-Jun-2022
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