Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35815
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Barretto, Bianca Lima
Primeiro Orientador: Lucena, Rita de Cássia Saldanha de
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Rita de Cássia Saldanha de
metadata.dc.contributor.referee2: Torreão, Lara de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Pedro Antônio Pereira de
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade. Apesar da eficácia comprovada do tratamento farmacológico, muitos indivíduos continuam tendo comprometimento social e acadêmico e alguns experimentam efeitos colaterais significativos que inviabilizam uso de psicofármacos. A ETCC é um recurso de neuromodulação cortical que tem se mostrado promissor no tratamento de várias condições neuropsiquiátricas. Objetivos: investigar o efeito da ETCC sobre o desempenho de crianças e adolescentes com TDAH nos testes neuropsicológicos de atenção visual, memória operacional visual e verbal e controle inibitório, além dos efeitos adversos relacionados ao procedimento. Metodologia: ensaio terapêutico triplo cego, randomizado, sham-controlado, cruzado, envolvendo ETCC em crianças e adolescentes com TDAH. Os 15 indivíduos incluídos no estudo foram alocados randomicamente nos grupos ETCC e sham-ETCC e avaliados em 4 momentos: antes e após a primeira etapa de ETCC/ sham-ETCC e após o cruzamento, antes e após o ETCC/sham-ETCC. Foram usados os subtestes Dígitos do WISC-V e Inibindo Respostas (IR) do NEPSY-II, Cubos de Corsi e TAVIS-4 Resultados: não foi observada diferença estatisticamente significativa na comparação dos resultados do TAVIS, Inibindo Respostas e Span de Dígitos intragrupo considerando antes e depois do procedimento. Também não se observou diferença na comparação dos resultados entre os dois grupos (ETCC e sham-ETCC). Houve significância estatística apenas no teste Cubos de Corsi ordem direta no grupo sham. Eventos adversos foram em sua maioria autolimitados e caracterizados como leves a moderados. Conclusão: O presente estudo não mostrou diferença nos parâmetros neuropsicológicos de atenção visual, memória operacional visual e verbal e controle inibitório em nenhum dos desfechos averiguados, além dos sujeitos não perceberem benefício da ETCC em relação ao sham. São necessários estudos com amostra maior, comparando parâmetros diferentes para avaliar a eficácia do uso da ETCC no TDAH em crianças e adolescentes.
Abstract: Não disponível.
Palavras-chave: Eletroestimulação
TDAH
Crianças
Adolescentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35815
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.