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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Claudia Pereira-
dc.date.accessioned2022-07-05T15:11:01Z-
dc.date.available2022-07-05T15:11:01Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35639-
dc.description.abstractThis thesis discusses how the life courses of Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão) and his son Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha) influenced their musical productions, which themselves can be seen as unsubmissive discourses of Brazilianities. The father was originally from the backwoods of Pernambuco (Northeast region), before moving to Rio de Janeiro, where he attained great success in the 1940s and 50s; while the son was born in Morro de São Carlos, in the periphery of Rio de Janeiro (Southeast region) and appeared on the national scene during the 1970s and 80s. Both came from historically marginalized places in Brazil (backwoods and favela), were black men belonging to an underprivileged social class and, nevertheless, reached places of prestige in the pantheon of Música Popular Brasileiro without giving up a speaking of yourself that identified them as “peripheral” subjects. This fact demonstrates that the musicians studied, despite many dissimilarities, utilized different estratégias gingadas and confronted the official representations of a national identity. To arrive at such ideas, I took as a corpus of analysis, in addition to their life courses, some songs by each artist that allude to the three main questions of the thesis: autobiographical songs about trajectory/displacement; songs that enunciate ideas about Brazil; and songs that address the affective relationship between father and son. To nourish the discussions, I took as theoretical bases concepts and reflections coming from postcolonial and decolonial thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectGonzaga, Luiz, 1912-1989 - Análise e críticapt_BR
dc.subjectGonzaguina, 1945-1991 - Análise e críticapt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectCompositores - Brasil - Biografiapt_BR
dc.titleGonzagão e Gonzaguina: percurso, sonoridade e métrica de brasilidades insubmissaspt_BR
dc.title.alternativeGONZAGÃO e GONZAGUINHA: life course, sonorities and metric of unsubmissives brazilianitiespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Marilda-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4697-7063pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755384188855787pt_BR
dc.contributor.advisor2Furtado, Rodrigo Miguel Correia-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-6720-5030pt_BR
dc.contributor.referee1Meneses, Maria Paula-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-9812-2177pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4250231316497463pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marielson-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1957-3215pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7150596988780513pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Marta-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-2043-619Xpt_BR
dc.contributor.referee4Machado, Everton-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-6510-0905pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136425360556399pt_BR
dc.contributor.referee5Moura, Milton-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-3637-8860pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879378270313495pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3017-5269pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6735079905157677pt_BR
dc.description.resumoEsta tese discute de que forma os percursos de vida de Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão) e de seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha) influenciaram suas produções musicais e como as mesmas podem ser lidas como discursos insubmissos de brasilidade. O pai é oriundo do sertão de Pernambuco (região Nordeste), tendo se deslocado para o Rio de Janeiro, onde alcançou grande sucesso nos anos 1940/50; já o filho nasceu no Morro de São Carlos, área periférica do Rio de Janeiro (região Sudeste) e marcou presença no cenário nacional entre as décadas de 1970/80. Ambos vieram de lugares historicamente marginalizados no Brasil (sertão e favela), são homens negros pertencentes a uma classe social desprivilegiada e, ainda assim, alcançaram um lugar de prestígio no "panteão" da Música Popular Brasileira sem abrir mão de um dizer de si que os identificava como sujeitos “periféricos”. Esse fato indica que os músicos estudados, apesar de muito dissemelhantes, utilizaram diferentes estratégias gingadas e confrontaram as representações oficiais de uma identidade nacional. Para chegar a tais ideias, tomei como corpus de análise além dos percursos de vida, algumas músicas de cada artista que fazem alusão às três principais questões da tese: canções autobiográficas que tratam da trajetória/deslocamento; canções que enunciam ideias sobre o Brasil; e canções que remetem à relação afetiva entre pai e filho. Para nutrir as discussões, tomei como aportes teóricos conceitos e reflexões provenientes do pensamento pós-colonial e decolonial.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
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