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dc.creatorSantos, Marcelo Silva Saback-
dc.date.accessioned2022-06-14T11:48:48Z-
dc.date.available2022-06-14T11:48:48Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo S. S. Os processos das abstrações mentais na construção do conhecimento musical a partir de Piaget: uma revisão integrativa. 2020. Orientadora: Dra. Diana Santiago da Fonseca. 264f. il. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35498-
dc.description.abstractMusical cognition is a field of studies that has been gradually attracting the attention of researchers from the musical education field. The understanding of the cognitive processes has become more and more relevant for the comprehension of how musical knowledge is acquired. This essay aimed to expand those notions, basing itself on an aspect of the cognitive processes described by the epistemologist and biologist Jean Piaget. This aspect is the mental abstractions, which are divided as empirical, pseudo-empirical, and reflexive abstraction. Together, these abstractions act directly towards the construction of one’s logical mathematical thinking. In order to expand the previously mentioned notions, an integrative review was made. This review aimed to understand the state of the art of the research that correlates knowledge, musical practice and Piagetian theories. The researcher selected works that found evidence concerning the relationships between the aforementioned abstractions and the mental cognition that happens during musical practice. They comprised 60 studies; and among those,12 studies that brought proof based on evidences were selected for further investigation, those that pointed towards a strict relationship between the aforementioned mental abstractions described by Piaget and musical activity in multiple aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPedagogia musicalpt_BR
dc.subjectCognição musicalpt_BR
dc.subjectAbstração reflexionantept_BR
dc.subjectEpistemologia piagetianapt_BR
dc.subjectPensamento lógico-matemáticopt_BR
dc.subject.otherMusical pedagogypt_BR
dc.subject.otherMusical cognitionpt_BR
dc.subject.otherReflexive abstractionpt_BR
dc.subject.otherPiagetian epistemologypt_BR
dc.subject.otherLogical-mathematical thinkingpt_BR
dc.titleOs processos das abstrações mentais na construção do conhecimento musical a partir de Piaget: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeThe processes of mental abstraction in the construction of musical knowledge according to Piaget: an integrative reviewpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Diana Santiago da-
dc.contributor.referee1Nunes, Helena Muller de Souza-
dc.contributor.referee2Justi, Lilia do Amaral Manfrinato-
dc.contributor.referee3Caregnato, Caroline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2825284336203617pt_BR
dc.description.resumoO campo da cognição musical é uma área de estudos que vem cada vez mais atraindo o olhar dos pesquisadores da área da educação musical. O entendimento da atividade cognitiva tem sido cada vez mais relevante para a compreensão da construção do conhecimento musical. Nesta Dissertação, buscou ampliar-se estas noções, debruçando sobre um aspecto da atividade cognitiva, descrito pelo epistemólogo e biólogo Jean Piaget. Este aspecto foram as abstrações mentais, sendo: empírica, pseudo-empírica, reflexionante e refletida, que em seu conjunto atuam diretamente na construção do pensamento lógico-matemático do indivíduo. Para isso foi realizada uma revisão integrativa para um levantamento do estado da arte das pesquisas no campo da música que relacionam o conhecimento e o fazer musical aos postulados piagetianos. Desse levantamento foram selecionados os trabalhos que trazem provas baseadas em evidências acerca da relação entre estas abstrações e a cognição mental em atividades relativas ao fazer musical e a sua construção. Assim, o pesquisador selecionou 60 trabalhos para a revisão integrativa e, dentre estes, 12 trabalhos que trazem as provas baseadas em evidências, apontando para uma estreita relação entre estas abstrações mentais descritas por Piaget e a atividade musical em variados aspectos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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