Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSeverino, José Jorge-
dc.date.accessioned2022-06-01T16:12:25Z-
dc.date.available2022-06-01T16:12:25Z-
dc.date.issued2022-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35421-
dc.description.abstractThis Dissertation analyzed the effects of non-qualified teachers on Portuguese and Mathematics proficiencies of Brazilian schools. A teacher who teaches a subject without having adequate training and specific knowledge to do so is considered to be non-qualified. In this sense, three approaches were carried out: i) Restricted Analysis - Specific training (AR); ii) Analysis of Related Areas 1 - broad area of knowledge (AC1) and; iii) Analysis of Related Areas 2 - curricular components of undergraduate courses (AC2). The empirical strategy employed consisted of estimating Quantile Regression models for Panel Data. The results show that schools in the lower quantiles, in almost all cases, are the ones that have their scores more affected the greater the percentage of non-qualified teachers. Furthermore, this effect is intensified as these professionals teach Portuguese and Mathematics with a background that does not fall within the broad areas of knowledge or the curricular components of these same subjects. Therefore, the results of this study show that the gradual approaches carried out (AR, AC1 and AC2) can be used as an allocation criteria of teachers to classes, in order to ensure that students are followed by professionals who, even though they are not teaching in their major subject, at some point in their higher education have had contact with subjects appropriate to the teaching of Portuguese or Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectProfessor não habilitadopt_BR
dc.subjectÁreas correlataspt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherNon-qualified teacherpt_BR
dc.subject.otherRelated areaspt_BR
dc.subject.otherSchool performancept_BR
dc.titleProfessores não habilitados e o ensino em áreas correlatas: efeitos sobre o rendimento das escolas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeNon-qualified teacher and the teaching in related areas: effects on the performance of Brazilian schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOSpt_BR
dc.contributor.advisor1Lombardi Filho, Stélio Coêlho-
dc.contributor.referee1Lombardi Filho, Stélio Coêlho-
dc.contributor.referee2Andrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.referee3Souza, Wallace Patrick Santos de Farias-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0753-6935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017981330620773pt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação analisou os efeitos de professores não habilitados sobre as proficiências em Língua Portuguesa e Matemática das escolas brasileiras. Considera-se como não habilitado o docente que leciona uma disciplina sem possuir formação adequada e conhecimentos específicos para tanto. Neste sentido, foram realizadas três análises: i) Análise Restrita - Formação específica (AR); ii) Análise de Áreas Correlatas 1 - Grandes Áreas do Conhecimento (AC1) e; iii) Análise de Áreas Correlatas 2 - Componentes curriculares dos cursos de graduação (AC2). A estratégia empírica empregada consistiu na estimação de modelos de Regressão Quantílica para Dados em Painel. Os resultados encontrados evidenciam que as escolas dos quantis inferiores, em quase todos os casos, são as que têm suas proficiências mais afetadas quanto maior for o percentual de professores não habilitados. Além disso, este efeito se intensifica à medida que estes profissionais lecionam com formações não enquadradas nas grandes áreas do conhecimento ou nos componentes curriculares dessas mesmas disciplinas. Portanto, os resultados deste estudo mostram que as análises graduais realizadas (AR, AC1 e AC2) podem ser utilizadas como critério de alocação dos professores às turmas, de modo a garantir que os alunos sejam acompanhados por profissionais que, mesmo não estando lecionando na sua disciplina de formação, em algum momento da sua formação superior tenham tido contato com matérias condizentes ao ensino de Língua Portuguesa ou Matemática.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGECO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Jorge Severino.pdfDissertação - José J. Severino1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.