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Tipo: Dissertação
Título: Memórias dos sambas nas festividades do Rei Roubado, São Cosme e Damião, Santa Bárbara e outras brincadeiras da comunidade rural do Benfica, Santo Antônio de Jesus – Sul do Recôncavo Baiano.
Autor(es): Santos, Jeanderson
Primeiro Orientador: Rosa, Laila
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Francisca
metadata.dc.contributor.referee2: Sandroni, Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Sodré de Souza, Luan
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo investigar possíveis processos de ressignificação e invisibilização de práticas musicais de samba de roda na comunidade rural do Benfica, em Santo Antônio de Jesus – BA – município localizado ao sul do Recôncavo. Busco compreender como a padronização de ideais de civilização impostas pelo poder local, a partir de leis e códigos de posturas, urbanização e modernização afetaram as práticas culturais do município, neste caso específico, o samba de roda. Ao fazer um levantamento bibliográfico de trabalhos realizados sobre Santo Antônio de Jesus, não foi encontrado nenhum registro a respeito do samba de roda, exceto pelos trabalhos das historiadoras, Maitê Rangel (2010) e Liliane Lima (2013), que, nas suas pesquisas, observaram uma forte ligação entre os processos de urbanização e modernização com os silenciamentos e transformações das práticas culturais da cidade, abordagens que contribuíram para a definição do objetivo central desta pesquisa. Outro aspecto preponderante é relacionar tais fatores apontados acima pelas autoras com a ausência do município no Dossiê do Samba de Roda do Recôncavo Baiano produzido pelo IPHAN, sendo que as pesquisas e levantamentos de grupos de samba abrangeram diversos municípios desse território. Buscando atender a essas demandas, os procedimentos metodológicos de investigação que se enquadram com a proposta são qualitativos, utilizando como recurso metodológico a etnografia, que, por conta da pandemia mundial da COVID-19 precisou ser reformulada e adaptada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as sambadeiras e sambadores da comunidade, com registros em gravações de áudio e vídeo indicados no texto como roteiro de escuta e disponibilizados ao público (www.soundcloud.com). Também foram realizadas transcrição e análise de alguns dos sambas e de suas letras, como também, levantamento de dados a partir de documentos históricos, arquivos públicos, periódicos e jornais. Com esse trabalho de pesquisa, pretendo contribuir com as seguintes questões: como os processos de urbanização e modernização influenciaram/influenciam nas práticas de samba de roda do município? Como essa pesquisa pode contribuir para memória, divulgação ou elaboração de possíveis projetos de reparação histórica?
Abstract: This research aims to investigate possible processes of resignification and invisibility of musical practices of “samba de roda” in the rural community of Benfica, in Santo Antônio de Jesus – BA – a town located in the south of the Bahian Recôncavo. I seek to understand how the standardization of civilization ideals imposed by the local government, based on laws and codes of posture, urbanization and modernization affected the municipality's cultural practices, in this specific case, the “samba de roda”. When doing a bibliographic survey of works carried out on Santo Antônio de Jesus, no record was found regarding “samba de roda”, except for the works of historians, Maitê Rangel (2010) and Liliane Lima (2013), who, in their research, observed a strong connection between the urbanization and modernization processes with the silencing and transformations of the city's cultural practices, approaches that contributed to the definition of the main objective of this research. Another important aspect is to relate these factors mentioned above by the authors with the absence of the town in the “Dossier of Samba de Roda” Bahian Recôncavo produced by IPHAN, considering that the researches and surveys of samba groups covered several towns in this territory. Seeking to meet these demands, the methodological investigation procedures that fit the proposal are qualitative, using ethnography as a methodological resource, which, due to the global pandemic of COVID-19, needed to be reformulated and adapted. For data collection, semi-structured interviews were carried out with the community's samba singers, with recordings in audio and video recordings indicated in the text as a listening script and made available to the public (in www.soundcloud.com). Transcription and analysis of some of the sambas and their lyrics was also carried out, as well as data collection from historical documents, public archives, periodicals and newspapers. With this research work, I intend to contribute to the following questions: how have urbanization and modernization processes influenced/influenced samba de roda practices in the town? How can this research contribute to memory, dissemination or elaboration of possible projects for historical repair?
Palavras-chave: Etnomusicologia.
Samba de Roda.
Comunidade Rural.
Patrimonialização.
Memória.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: SANTOS, Jeanderson. Memórias dos Sambas nas festividades do Rei Roubado, São Cosme e Damião, Santa Bárbara e outras Brincadeiras da comunidade rural do Benfica, Santo Antônio de Jesus – Sul do Recôncavo Baiano. 155 f. il. 2020. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35398
Data do documento: 2-Out-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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