Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Gleise da Silva-
dc.creatorLima, Jussara Borges de-
dc.date.accessioned2022-05-26T19:22:50Z-
dc.date.available2022-05-26T19:22:50Z-
dc.date.issued2014-10-20-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Gleise da Silva; LIMA, Jussara Borges de. Emprego das competências em informação pelos estudantes de arquivologia da Universidade Federal da Bahia. Ágora, Florianópolis, v. 24, n. 49, p. 277-310, 2014. ISSN 0103-3557.pt_BR
dc.identifier.issn0103-3557pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35358-
dc.description.abstractThis article aims to investigate which information literacy are employed by Archivology graduate students of the University Federal of Bahia (UFBa) in digital environments, considering the cognitive processes involved. For the empirical study, it was adopted as a tool for data collection systematic observation, based on pre-established indicators and parameters for testing of. The analysis of data, comparative and observational methods have been adopted together the statistical procedures used secondarily. The results indicate that students have the competence studied, but were identified some shortcomings to use it in digital media, especially regarding the production and writing texts, organization of retrieved information and identification or selection of relevant information. Before making such a determination, it is concluded that the development of information literacy in academic repercussions and therefore it is necessary to raise the level of preparedness of students to meet the demands and requirements directed to the work of contemporary archivist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofÁgorapt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectProcessos Cognitivospt_BR
dc.subjectEstudantes de Arquivologia – UFBApt_BR
dc.titleEmprego da competência em informação por estudantes de arquivologia da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApt_BR
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue49pt_BR
dc.citation.spage277pt_BR
dc.citation.epage310pt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva investigar o emprego da competência em informação por estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em ambientes digitais, considerando os processos cognitivos inerentes. Para o levantamento empírico, adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação sistemática, baseada em indicadores e parâmetros préestabelecidos para verificação dos componentes da competência. Quanto à análise dos dados, os métodos comparativos e observacionais foram adotados com os procedimentos estatísticos, utilizados de forma secundária. Os resultados apontam que os estudantes possuem a competência estudada, porém foram identificadas algumas deficiências para empregá-la em meio digital, principalmente quanto à produção e redação de textos, organização das informações recuperadas e identificação ou seleção de informações pertinentes. Ante a essa constatação, conclui-se que o desenvolvimento da competência em informação repercute na formação acadêmica e, portanto, é necessário elevar o nível de preparação dos estudantes a fim de atender às demandas e às exigências direcionadas à atuação do arquivista contemporâneo.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Gleise da Silva Brandão.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.