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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34993
Tipo: | Dissertação |
Título: | O caminho da "grande comunidade": reforma educacional e redemocratização burguesa na Bahia (1947-1951) |
Título(s) alternativo(s): | The Path of “Great Community”: educational reform and borgeois democratization in Bahia (1947-1951) |
Autor(es): | Pereira, Eduardo Ferreira da Silva |
Primeiro Orientador: | Sena Júnior, Carlos Zacarias Figueirôa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sena Júnior, Carlos Zacarias Figueirôa de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Calil, Gilberto Grassi |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Aruã Silva de |
Resumo: | Esta dissertação analisa a reforma educacional realizada durante a gestão do intelectual Anísio Teixeira na Secretaria de Educação e Saúde Pública do Estado da Bahia do governo de Otávio Mangabeira. A pesquisa documental, apoiada no escrutínio da bibliografia relativa ao tema, se dedicou à análise de correspondências oficiais e pessoais do secretário; discursos, leis e planos que regeram o desenvolvimento das políticas educacionais implementadas na reforma, bem como periódicos, levantamentos estatísticos e registros de ações administrativas da Secretaria de Educação. Como resultado desse exercício, busca-se demonstrar, com a ênfase no desempenho de funções intelectuais por parte de Anísio Teixeira e da elite política demoliberal na Bahia, que a reforma esteve alinhada aos interesses objetivos das classes dominantes do estado durante a redemocratização. A oportunidade de dirigir a transição democrática no estado da Bahia, após a queda do Estado Novo e a promulgação da Constituição de 1946, foi conquistada pelos representantes políticos do demoliberalismo com a vitória de Otávio Mangabeira no pleito de 1947, pela legenda da União Democrática Nacional (UDN). Nesse sentido, a reforma educacional se apresentou como uma ferramenta para o desenvolvimento capitalista da formação social baiana, em direção a uma sociedade regida pelos interesses e princípios do modelo liberal-burguês de democracia, cujos eixos de articulação eram as propostas de harmonização social e descentralização político-administrativa do poder estatal, mediada pelo imperativo da manutenção da ordem como fundamento da democracia e como limite para o exercício da cidadania. |
Abstract: | This dissertation analyzes the education reform carried out during the administration of the intellectual Anísio Teixeira in the Secretariat of Education and Public Health of the State of Bahia, during the government of Otávio Mangabeira. The documentary research, supported by the scrutiny of the bibliography on the subject, was dedicated to the analysis of official and personal correspondence of the secretary; speeches, laws and plans that governed the development of the educational policies implemented in the reform, as well as periodicals, statistical surveys and records of administrative actions of the Secretariat of Education. As a result of this exercise, we seek to demonstrate, with emphasis on the performance of intellectual functions by Anísio Teixeira and the demoliberal political elite in Bahia, that the reform was aligned with the objective interests of the state's dominant classes during the re-democratization. The opportunity to lead the democratic transition in the state of Bahia, after the fall of the Estado Novo and the promulgation of the 1946 Constitution, was won by the political representatives of the demoliberals with the victory of Otávio Mangabeira in the 1947 election, with the National Democratic Union (UDN). In this sense, the educational reform was presented as a tool for the capitalist development of Bahia's social formation, towards a society governed by the interests and principles of the liberal-bourgeois model of democracy, whose articulation axes were the proposals of social harmonization and politicaladministrative decentralization of state power, mediated by the imperative of maintaining order as the foundation of democracy and as a limit to the exercise of citizenship. |
Palavras-chave: | Brasil republicano Políticas educacionais Democracia Bahia Reforma educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) |
Citação: | PEREIRA, Eduardo Ferreira da Silva. O Caminho da “Grande Comunidade”: reforma educacional e redemocratização burguesa na Bahia (1947-1951). 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34993 |
Data do documento: | 9-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGH) |
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O Caminho da “Grande Comunidade” reforma educacional e redemocratização burguesa na Bahia (1947-1951).pdf | Dissertação - Eduardo Ferreira da Silva Pereira | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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