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Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Marília Leite-
dc.date.accessioned2022-03-31T21:27:41Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-31T21:27:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34985-
dc.description.abstractThis monographic work discusses the religious influence in public schools agreements with religious institutions in Salvador, aiming to identify and to analyze how this influence is expressed in a Municipal Education Center Children (CMEI), from the city of Salvador (BA), in partnership with an institution confessional. This is a single case study with a qualitative approach, under the ethnomethodological perspective. For the collection of data relevant to reflection undertaken in this study, in a period of four weeks, were non-participant observation techniques were used focused on the pedagogical routine of a group 5 class; observation of the physical space, with records photographic; analysis of school documentation and directive interviews with the principal of the school and responsible for agreements of the Municipal Department of Education. O theoretical framework addressed the historical context regarding the relationship between religion and education from colonial Brazil to the present day, the legal bases that support religious education in official curricula, as well as the contributions of previous research on the theme of religion in the school environment. At conclusions of this work point to the presence of religious influence, permeating by proselytism, in the researched school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfluência religiosapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA influência religiosa em escolas públicas conveniadas com instituições religiosas em Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Maior, Jumara Novaes Sotto-
dc.contributor.referee1Maior, Jumara Novaes Sotto-
dc.contributor.referee2Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.referee3Cunha, Maria Couto-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico discute a influência religiosa em escolas públicas conveniadas com instituições religiosas em Salvador, objetivando identificar e analisar como se expressa essa influência em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), da cidade de Salvador (BA), conveniado com uma instituição confessional. Trata-se de estudo de caso único com abordagem qualitativa, sob a perspectiva etnometodológica. Para o levantamento dos dados pertinentes a reflexão empreendida neste estudo, num período de quatro semanas, foram utilizadas técnicas de observação não participante focada na rotina pedagógica de uma turma de grupo 5; observação do espaço físico, com realização de registros fotográficos; análise de documentação escolar e entrevistas diretivas com a diretora da escola e a responsável por convênios da Secretaria Municipal de Educação. O referencial teórico abordou o contexto histórico no que tange a relação entre a religião e a educação desde o Brasil colônia até os dias atuais, as bases legais que sustentam o ensino religioso nos currículos oficiais, bem como as contribuições de pesquisas anteriores acerca da temática religião em ambiente escolar. As conclusões deste trabalho apontam a presença da influência religiosa, perpassando pelo proselitismo, no contexto escolar pesquisado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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