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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Videogames e desenvolvimento cognitivo: a geração digital e seus novos meios de aprendizagem
metadata.dc.creator: Sarmiento, Thamires
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Cleverson Suzart
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cleverson Suzart
metadata.dc.contributor.referee2: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda acerca dos videogames e suas influências para o desenvolvimento cognitivo. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender de que maneira se da essa influência, para isso foi necessário uma conceituação e um levantamento histórico a cerca do jogo, brinquedo e brincadeiras, suas transformações a partir do desenvolvimento tecnológico, e sua ação na Zona de Desenvolvimento Proximal. Buscou-se também identificar a relação videogames e educação, pensando numa possibilidade de uso destes dentro das instituições de ensino. Ao fim da discussão a autora constata que os videogames além de muito atrativos, se mostram uma forma eficaz de aprendizagem, porém é necessária uma formação para professores, uma vez que os games ainda são muito marginalizados.
Abstract: The present work deals with video games and their influences for the cognitive development. To achieve this objective, a survey was carried out literature seeking to understand how this influence is given, to it was necessary a conceptualization and a historical survey about the game, toys and games, their transformations from the development technology, and its action in the Zone of Proximal Development. It was sought also identify the relationship between videogames and education, thinking about a possibility of using these within educational institutions. at the end of the discussion the author notes that video games, in addition to being very attractive, prove to be a effective way of learning, but training is necessary to teachers, since games are still very marginalized.
Keywords: brincar
videogames
aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34978
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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