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Tipo: Tese
Título: Itinerância autoral docente para criação de materiais didáticos: tensionamentos e potencialidades em tempos de cibercultura.
Título(s) alternativo(s): Authorial itinerancy of teachers for the creation of teaching materials: tensions and potentialities in times of cyberculture
Autor(es): Pinheiro, Daniel Silva
Primeiro Orientador: Pretto, Nelson De Luca
metadata.dc.contributor.referee1: Oró, Mariona Grané
metadata.dc.contributor.referee2: Gil, Carmem Zeli de Vargas
metadata.dc.contributor.referee3: Veloso, Maristela Midlej Silva de Araujo
metadata.dc.contributor.referee4: Amiel, Tel
metadata.dc.contributor.referee5: Barbosa, Jonei Cerqueira
Resumo: As tecnologias digitais em rede tem se disseminado através do tecido social tal qual um vírus, que contagia instituições, as relações coletivas e os próprios sujeitos, no tempo presente. A cibercultura é, portanto, a ambiência sociotécnica na qual se processam as mais diversas práticas sociais, dentre elas, as ações educativas nas quais estão envolvidos estudantes, professores e comunidades escolares. A itinerância dos docentes compõe este cenário e, quando orientada à produção de materiais didáticos, estabelece uma interface profícua para a estruturação de criações autorais vinculadas ao exercício efetivo de sua profissionalidade. Desta maneira, e atravessada pelas contingências pandêmicas decorrentes da emergência sanitária provocada pelo SARS-CoV-2, a pesquisa empreendida buscou compreender como o contexto atual da cibercultura tensiona e potencializa a itinerância autoral docente para criação de materiais didáticos. A metodologia assumida partiu de uma abordagem qualitativa, tendo sido definido aprioristicamente o perfil dos sujeitos – professores do ensino médio/secundário que se auto declarassem criadores de materiais didáticos. Em função das articulações promovidas no âmbito do Projeto Interinstitucional “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, o acesso a diferentes comunidades escolares foi viabilizado e permitiu a interlocução direta do pesquisador com vários docentes, dos quais seis efetivamente integraram-se como sujeitos nesta pesquisa. A produção dos dados se deu através de entrevistas semi estruturadas realizadas com estes professores que atuavam numa escola da Bahia/Brasil e em duas escolas na Catalunha/Espanha. Também foi procedida a análise descritiva de três materiais didáticos cedidos pelos participantes. O processo de intervenção interpretativa junto aos dados foi mobilizado com base nas estratégias propiciadas pela Análise Textual Discursiva o que, aliado à articulação dos pressupostos teóricos convocados para balizar as manifestações do problema em tela, permitiu identificar a incidência de cinco dimensões da Itinerância Autoral Docente sendo que duas delas (Dimensão Conceitual e Dimensão Técnica) relacionam-se mais detidamente com a apropriação dos materiais didáticos na contemporaneidade e possuem um perfil transversal, e as demais (Dimensão de Curadoria; Dimensão Criativa de Produção; Dimensão de Compartilhamento) se processam de maneira não linear e dinâmica ao longo da itinerância autoral dos professores sendo potencializadas pelos regimes de colaboração e coautoria estabelecidos com base e por meio das tecnologias digitais e pelas dinâmicas de produção/fomento aos Recursos Educacionais Abertos (REA); além disto, essa itinerância também se vê tensionada, por exemplo, pelos novos contornos que a profissionalidade docente vem assumindo em face das demandas contemporâneas. Finalmente, também foi identificado que a pluralização das experiências de aprendizagem e de todo processo educacional baseada na concepção de “Educações” revela-se numa demanda urgente já que a sua promoção efetiva pode engendrar e retroalimentar as itinerâncias autorais docentes.
Abstract: Networked digital technologies have spread through the social fabric like a virus, which infects institutions, collective relationships and the subjects themselves, at the present time. Cyberculture is, therefore, the socio-technical environment in which the most diverse social practices are processed, among them, the educational actions in which students, teachers and school communities are involved. The itinerancy of teachers composes this scenario and, when oriented to the production of teaching materials, establishes a fruitful interface for the structuring of authorial creations linked to the effective exercise of their professional practice. Consequantly, and crossed by the pandemic contingencies arising from the health emergency caused by SARS-CoV-2, the research undertaken sought to understand how the current context of cyberculture tenses and enhances the authorial itinerancy of teachers for the creation of teaching materials. The methodology adopted started from a qualitative approach, having the subjects' profile been defined a priori – high school/secondary school teachers who declared themselves designers of didactic materials. As a result of the articulations promoted within the scope of the Inter-institutional Project “School-World Connection: innovative spaces for citizen training”, access to different school communities was made possible and allowed the researcher to interact directly with several teachers, six of whom effectively joined as subjects in this research. The production of data took place through semi-structured interviews carried out with these teachers who worked in a school in Bahia/Brazil and in two schools in Catalonia/Spain. A descriptive analysis of three teaching materials provided by the participants was also carried out. The process of interpretative intervention with the data was mobilized based on the strategies provided by the Discursive Textual Analysis, which, together with the articulation of the theoretical assumptions summoned to mark out the manifestations of the problem in question, allowed the identification of the incidence of five dimensions of the Itinerancy of Teaching Author two of them (Conceptual Dimension and Technical Dimension) are more closely related to the appropriation of didactic materials in contemporary times and have a transversal profile, and the others (Curatorship Dimension; Creative Production Dimension; Sharing Dimension) are processed in a different non-linear and dynamic way along the authorial itinerancy of teachers being fortified by the collaboration and co-authorship regimes established based on and through digital technologies and by the dynamics of production/fostering of Open Educational Resources (OER); in addition, this itinerancy is also strained, for example, by the new contours that the teaching profession is currently assuming. Finally, it was also identified that the pluralization of learning experiences and of the entire educational process manifested from the conception of "Educations" is also an urgent demand and its service can engender and provide feedback the authorial itinerancies of teachers.
Palavras-chave: Produção de material didático
Professor-autor
Material didático
Cibercultura
Itinerância Autoral Docente
Authorial Itinerancy Teaching
Teaching materials.
Cyberculture
Didàctica de la Itinerància Autoritzada
Materials didàctics
CNPq: Ciências Humanas
Educação
Ensino aprendizagem
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34903
Data do documento: 10-Mar-2022
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