Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34902
Tipo: Tese
Título: História dos cursos técnicos dos Centros Integrados de Educação na Bahia: matemática, saberes e práticas docentes (1970 – 1982)
Título(s) alternativo(s): History of the technical courses of the Integrated Education Centers in Bahia: mathematics, teaching knowledge and practices (1970 – 1982)
Autor(es): Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Primeiro Orientador: Rocha, Gustavo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Joubert Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Gustavo Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Lando, Janice Cássia
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Eliene Barbosa
metadata.dc.contributor.referee4: Dias, André Luís Mattedi
metadata.dc.contributor.referee5: Siqueira, Rafael Moreira
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar historicamente a constituição dos saberes e práticas para o exercício docente de professores que ensinaram Matemática nos cursos técnicos dos Centros Integrados de Educação (CIEs) na Bahia, entre os anos de 1970, ano de criação dos cursos técnicos dos CIEs, e 1982, referente à implantação da Lei nº 7.044/82, que desobrigava as instituições escolares de ofertar apenas cursos técnicos no 2º grau. Os CIEs foram escolas públicas estaduais implantadas inicialmente em cinco municípios baianos, os quais contavam com diferentes níveis de ensino, desde o primário (antecedendo o ginásio) até o secundário (antecedendo o ensino superior) – com a inserção de cursos técnicos e/ou científico. Para analisar os processos e dinâmicas da constituição dos saberes docentes envolvidos na formação de professores e no ensino ministrado no período em estudo, recorremos aos registros das fontes localizadas nos acervos escolares dos CIEs, às entrevistas e aos documentos escolares e pessoais dos ex-professores e ex-alunos, em possíveis diálogos com as políticas educacionais no período em estudo. Buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: como se constituíram os saberes e práticas para o exercício docente de professores que ensinaram Matemática, nos cursos técnicos dos Centros Integrados de Educação na Bahia? Como resultados deste estudo, consideramos que, nesse período, os processos de construção e transformação de saberes docentes de professores que ensinaram Matemática nos cursos técnicos dos CIEs estiveram relacionados a elementos da Matemática Moderna e à intensificação de uma Matemática tradicional mais aplicada à formação específica desses cursos. Dessa forma, concluímos que a constituição desses saberes e práticas docentes estiveram mobilizados pelo processo diversificado de formação inicial e continuada de professores que lecionaram Matemática nos CIEs, pelas escolhas dos livros didáticos e pelas aproximações de um sistema de ensino dualista (propedêutico e técnico) com vistas aos interesses de uma educação atrelada ao desenvolvimento, que nem sempre convergia com as práticas docentes desses profissionais.
Abstract: This research aims to historically investigate the constitution of knowledge and practices for the teaching exercise of teachers who taught Mathematics in technical courses at Integrated Education Centers (CIEs) in Bahia, between the 1970s, the year of creation of the CIEs technical courses, and 1982, referring to the implementation of Law No. 7,044/82, which released school institutions from offering only high-school technical courses. The CIEs were state public schools initially implemented in five municipalities in Bahia, which had different levels of education, from primary (preceding high school) to secondary (preceding higher education) - with the inclusion of technical and/or scientific courses. To analyze the processes and dynamics of the constitution of teaching knowledge involved in teacher education and teaching during the period under study, we resorted to the records of sources located in the school collections of the CIEs, interviews and school and personal documents of former teachers and former students, in possible dialogues with educational policies in the period under study. We seek to answer the following research question: how were the knowledge and practices for the teaching practice of teachers who taught Mathematics constituted in the technical courses of the Integrated Education Centers in Bahia? As a result of this study, we consider that, in this period, the processes of construction and transformation of teaching knowledge of teachers who taught Mathematics in the technical courses of the CIEs were related to elements of Modern Mathematics and to the intensification of a traditional Mathematics more applied to the specific training of these courses. Thus, we conclude that the constitution of this knowledge and teaching practices were mobilized by the diversified process of initial and continuing education of teachers who taught Mathematics in the CIEs, by the choices of textbooks and by the approaches of a dualist teaching system (propaedeutic and technical) with views of the interests of an education linked to development, which did not always converge with the teaching practices of these professionals.
Palavras-chave: Centros Integrados de Educação - Bahia
Cursos Técnicos
Ensino de Matemática
Formação de Professores
Prática Docente
Professores de Matemática - Formação
Curso técnico
Saberes do docente
Matemática - Estudo e ensino
Technical Courses
Teacher Training
Integrated Education Centers
Teaching Practices
Teaching of Mathematics
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34902
Data do documento: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANISE DINIZ - Tese.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.