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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo
Autor(es): Santos, Adriana Gomes dos
Autor(es): Santos, Adriana Gomes dos
Primeiro Orientador: Bonilla, Maria Helena Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Bonilla, Maria Helena Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos , Júlio Cesar Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Joseilda Sampaio de
Resumo: Por um longo tempo os jogos digitais foram utilizados apenas como um meio de entretenimento associado à recreação. Com o passar do tempo eles mudaram a sua finalidade agregando a sua estrutura modernas técnicas de simulação passando a ocupar lugar de destaque em vários campos da atuação humana. Neste trabalho procurou-se investigar as potencialidades das simulações dos jogos e de que forma elas podem contribuir para o processo educativo dos jovens jogadores, usando como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, assim como a exploração do jogo Age of Empires III. Ao analisar as potencialidades da simulação identificamos que os ambientes simulados permitem aos jogadores um maior nível de interação e complexidade, onde os jogadores constroem hipóteses e estratégias, tomam decisões, apropriando-se de modelos. Ela cria uma realidade interativa levando em consideração os espaços presenciais e virtuais, instaurando-se como uma nova proposta de aprendizado.
Abstract: For a long time digital games have been used only as a means of entertainment associated with recreation. Over time they changed their purpose adding its structure modern simulation techniques and occupy a prominent place in various fields of human activity. In this study we sought to investigate the potential of simulations of the games and how they can contribute to the educational process of young players, using a methodology as a qualitative research literature, as well as the exploration of the game Age of Empires III. To analyze the potential of the simulation identified that simulated environments allow players to a higher level of interaction and complexity, where players build hypotheses and strategies, make decisions, appropriating models. It creates a reality considering the interactive and virtual spaces, establishing itself as a new proposal for learning.
Palavras-chave: Educação
Jogos digitais
Simulações
Education
Digital games
Simulations
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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