Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34763
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Curumins no estúdio fotográfico: identidade, estúdio fotográfico, impressão e circulação (1888-1910)
metadata.dc.creator: Trapiá, Sheyla Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Negro, Antonio Luigi
metadata.dc.description.resumo: Essa monografia analisa a presença de meninos Bororo fotografados em estúdio fotográfico no Rio de Janeiro nas décadas finais do século XIX, percebendo o contexto que envolveu a produção das fotografias dessas crianças e discutindo autoria e circulação das imagens a partir da década de 1890. Fotografias de indígenas eram abundantes no período, motivadas tanto pela ciência e suas teorias raciais quanto pela moda dos carte-de-visite e dos cartões postais. Porém, é raro encontrar informações biográficas sobre os indivíduos fotografados, que são transformados simplesmente em “tipos humanos”, representando toda sua “raça” de modo que suas identidades se perdem sob etnônimos (muitas das vezes errôneos) indicados pelos fotógrafos, editores e compradores das fotografias. No caso das fotografias investigadas nessa monografia é possível identificar algumas informações biográficas sobre os garotos fotografados, de modo que essas fotos, ao mesmo tempo que foram usadas como fotografias de tipos humanos, fogem a esse padrão. Sua excepcionalidade reside na identificação dos modelos e na possibilidade de traçar suas trajetórias (ainda que lacunares). Isso é possibilitado pelo fato de uma das crianças fotografadas ter sido adotada por uma influente família branca em 1888, cuja mãe adotiva escreveu livreto de memórias sobre seu filho adotivo. A partir das fontes textuais secundárias é possível questionar a(s) narrativa(s) construídas a respeito dessas fotografias, tanto pelo fotógrafo quanto por aqueles as colecionaram. Ao resgatar as trajetórias dos modelos busca-se discutir não apenas quem eram os meninos indígenas levados ao estúdio fotográfico, mas também o que possibilitou a ida ao estúdio, qual a finalidade das fotografias e como essas crianças tornaram-se anônimas à medida que suas fotos foram editadas e impressas em diversos suportes.
Abstract: This monograph analyzes the presence of Bororo boys photographed in a photographic studio in Rio de Janeiro in the final decades of the 19th century, perceiving the context that involved the production of these children's photographs and discussing authorship and circulation of the images from the 1890s onwards. Indigenous people’s photos were plentiful in the period, motivated as much by science and their racial theories as by the fashion of carte-de-visite and postcards. However, it is rare to find biographical information about the individuals photographed, who are simply transformed into “human types”, representing their entire “race” so that their identities are lost under ethnonyms (often erroneous) indicated by photographers, editors and buyers. In the case of the photographs investigated in this monograph, it is possible to identify some biographical information about the boys photographed, so that these photos, while being used as photographs of human types, escape this pattern. Its exceptionality lies in the identification of the models and in the possibility of tracing their trajectories (even if incomplete). This is possible by the fact that one of the children photographed was adopted by an influential white family in 1888, whose adoptive mother wrote a memoir booklet about her adopted son. From the secondary textual sources, it is possible to question the narrative(s) constructed about these photographs, both by the photographer and by those who collected them. By rescuing the trajectories of the models, we seek to discuss not only who were the indigenous boys taken to the photographic studio, but also what made it possible their going to the studio, what was the purpose of the photographs and how these children became anonymous as their photos were edited and printed in various media.
Keywords: Fotografia
Bororo
Trajetórias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34763
Issue Date: Nov-2021
Appears in Collections:Outros (PPGH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2021.2 TRAPIA FINAL.pdf860,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.