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Tipo: Dissertação
Título: Gamificação e desenvolvimento de competências profissionais dos operários da construção civil
Autor(es): Lima, Marina Leite Vieira
Primeiro Orientador: Ferreira, Fábio Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Carolina Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: França, Rômulo Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Morêda Neto, Hugo Meijon
Resumo: A construção civil é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e, nos últimos anos, o principal gargalo do setor tem sido a baixa qualificação profissional dos operários. Sendo o operário um elemento indispensável no processo produtivo, torna-se neces-sário investir em ações de TD&E que estimulem o desenvolvimento de competências profissi-onais e estejam adequadas às particularidades desse público-alvo. Para isso, o estudo elegeu a Gamificação como ferramenta de TD&E para facilitar o aprendizado dos operários, bem como motivar e valorizar esse público, além de melhorar as condições de trabalho no canteiro de obras. O estudo tem como objetivo geral propor um guia para orientar a elaboração de treina-mentos gamificados que estimulem o desenvolvimento de competências profissionais dos ope-rários da construção civil. Os objetivos específicos foram: Conhecer os operários da construção civil acerca da idade, escolaridade, função que ocupa na empresa, interesses e objetivos profis-sionais e pessoais, entre outros, tendo como base o Mapa de empatia; Identificar as competên-cias profissionais dos operários que são mais desejáveis no contexto da construção civil, tendo como base a percepção dos atores sociais mais relevantes; Identificar os elementos da Gamifi-cação mais adequados para o TD&E de operários, de acordo com o perfil do jogador; Identificar as estratégias de ensino-aprendizagem mais adequadas às especificidades dos operários, tendo como base o perfil do aprendiz; Integrar os elementos da Gamificação e as estratégias de ensino-aprendizagem de forma que auxiliem no desenvolvimento das competências profissionais dos operários da construção civil. O trabalho é uma pesquisa qualitativa e utilizou como estratégia oestudo de caso, sendo escolhida uma média empresa da construção civil com matriz em Sal-vador-BA para compor a pesquisa de campo. A metodologia foi dividida em três fases: Diag-nóstico do público-alvo; Levantamento de competências, elementos da Gamificação e estraté-gias de TD&E; Síntese e proposta da TGS. As contribuições do estudo foram uma pesquisateórico-empírica, que proporcionou uma aproximação significativa da temática do TD&E coma realidade vivida no canteiro de obras; e a proposição de um guia para orientar a elaboraçãode treinamentos gamificados que estimulem o desenvolvimento de competências profissionaisdos operários da construção civil, sendo essa ferramenta a Tecnologia de Gestão Social (TGS).
Abstract: Civil construction is a strategic sector for the economic and social development of Brazil and, in recent years, the main bottleneck in the sector has been the low professional qualification of the workers. As the worker is an indispensable element in the production process, it is necessary to invest in TD&E actions that stimulate the development of professional skills and are appropriate to the particularities of this target audience. To this end, the study chose Gamification as a TD&E tool to facilitate the learning of workers, as well as to motivate and value this audience, in addition to improving working conditions at the construction site. The general objective of the study is to propose a guide to guide the elaboration of gamified trainings that stimulate the development of professional competences of the construction workers. The specific objectives were: To get to know the construction workers about age, education, function they occupy in the company, interests and professional and personal goals, among others, based on the Empathy Map; Identify the professional skills of workers who are most desirable in the context of civil construction, based on the perception of the most relevant social actors; Identify the most appropriate elements of Gamification for TD&E of operators, according to the player's profile; Identify the teaching-learning strategies most appropriate to the specifics of the workers, based on the apprentice's profile; Integrate the elements of Gamification and teaching-learning strategies in order to assist in the development of the professional skills of construction workers. The work is a qualitative research and used as a strategy the case study, being chosen a medium construction company with headquarters in Salvador-BA to compose the field research. The methodology was divided into three phases: Diagnosis of the target audience; Survey of skills, elements of Gamification and TD&E strategies; Synthesis and proposal of TGS. The study's contributions were a theoretical-empirical research, which provided a significant approximation of the TD&E theme with the reality experienced at the construction site; and the proposition of a guide to guide the elaboration of gamified trainings that stimulate the development of professional skills of the civil construction workers, this tool being the Social Management Technology (TGS).
Palavras-chave: Gamificação;
Treinamento corporativo
Construção civil;
Competências
CNPq: Multidisciplinar
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração 
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34747
Data do documento: 16-Set-2020
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