Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34338
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de aceitabilidade do instrumento de identificação de eventos adversos obstétricos em uma maternidade pública em Salvador
Autor(es): Ramos, Lorena Pastor
Autor(es): Ramos, Lorena Pastor
Abstract: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quantitativa e avaliativa que visa avaliar a aceitabilidade e incorporação, em maternidade pública de Salvador, de um Método Simplificado de Identificação de Eventos Adversos em Maternidades (REIS, 2012), com base e adaptado do módulo "Ferramenta de Gatilho Perinatal" do Instituto de Melhoria da Saúde (IHI). Em geral, cerca de 2% dos pacientes obstétricos sofrem alguns eventos adversos graves durante o parto, embora o número absoluto possa ser muito significativo, considerando o número de mulheres e crianças que são os sujeitos desse cuidado. Na primeira parte do estudo, o instrumento de coleta de dados foi elaborado e validado por meio de questionário para avaliação da aceitabilidade do Método Simplificado de Identificação de Eventos Adversos em Maternidades, por um comitê de especialistas. Na segunda parte, a avaliação de aceitação foi realizada em maternidade de Salvador, utilizando-se o Método Simplificado de Identificação de Eventos Adversos na Maternidade, em uma amostra aleatória de 60 prontuários de partos. Quanto à análise dos dados, calculou-se a distribuição de frequências absolutas e relativas, medidas de centralização e dispersão dos resultados obtidos sobre as opiniões relacionadas ao método estudado. O software SPSS Statistics 23.0 foi selecionado para análise estatística. A avaliação da aceitabilidade do Método Simplificado de Identificação de Eventos Adversos na Maternidade foi satisfatória, uma vez que quase 90% das respostas foram positivas aos itens componentes do questionário utilizado para esta avaliação. O percentual de aceitabilidade entre os profissionais da população estudada chegou a quase 80%, com percentual de 90% de completude do formulário utilizado. Assim, conclui-se que deve ser adequado implementar o método na maternidade de estudo, bem como o desenvolvimento de um estudo piloto multicêntrico, incluindo outras instituições de assistência obstétrica e neonatal, onde há possibilidade de ampliar a implementação do método, dadas as semelhanças do contexto, em análise. Sugere-se, no entanto, uma etapa prévia de atualização e validação do formulário de coleta de dados dos prontuários, realizado por uma equipe de especialistas. Por fim, entendemos que identificar eventos adversos e implementar medidas que reduzam a morbidade e mortalidade materna e neonatal devem orientar o planejamento das ações de segurança do paciente nas instituições de saúde voltadas para esse cuidado.
Palavras-chave: Eventos Adversos
Avaliação de Aceitabilidade
Assistência Obstétrica
Mortalidade Materna
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34338
Data do documento: 11-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_MP_Lorena_Pastor_Ramos_2020.pdf
Restrito até 9999-12-31
2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.