Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Leila Miralva Martins-
dc.contributor.authorCairo, Uirá Nogueira de Barros-
dc.creatorCairo, Uirá Nogueira de Barros-
dc.date.accessioned2021-10-07T13:28:34Z-
dc.date.available2021-10-07T13:28:34Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.date.submitted2015-04-28-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34315-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender as interações que acontecem entre os alunos a partir das relações de ensino/aprendizagem da bateria em grupo, tendo como campo empírico uma turma de alunos da Oficina de Bateria do Projeto de Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Como objetivos específicos, o estudo procurou identificar: bibliografia que tratasse de interações em práticas musicais coletivas e de ensino de bateria; autores que pudessem dar suporte teórico ao tema estudado; investigar as relações de ensino e aprendizagem entre os envolvidos assim como as relações de amizade estabelecidas entre eles dentro e fora da sala de aula. O Referencial Teórico foi constituído especialmente dos estudos de Leila Dias, pesquisadora da área de Educação Musical e do Sociólogo e Filósofo que dedicou-se à enomenoflogia e á metodologia das ciências sociais, Alfred Schutz. Essa pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de caso em uma observação participante. Para coleta de dados, utilizou-se o diário de campo, entrevistas semiestruturadas, fotos, filmagens e postagens em uma rede social. Os resultados obtidos revelaram que, as interações construídas na aula de bateria em grupo promoveram, de modo consistente, o desenvolvimento musical assim como a construção de novas sociabilidades em todos os envolvidos no processo.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the general objective to understand the interactions that occur among students from educational relations and Drums Workshop Extension Project of the Music School of the Federal University of Bahia. The specific objectives of the study sought to identify: literature that dealt with interactions in collective musical practices and drums education; authors that could give theoretical support to the subject studied; investigate the teaching and learning relationships between those involved as well as the friendly relations established between them in and out of the classroom. The Theoretical Reference was set up especially by the studies of Leila Dias, a researcher in the area of Music Education and the Sociologist and Philosopher who devoted to the phenomenology and social science methodology, Alfred Schutz. This study used a qualitative approach, using the case study participant observation. For data collection, we used the field diary, semi-structured interviews, photos, filming and postings on a social network. The results showed that the interactions built in group drum lesson promoted, in a consistently way, the musical development and the construction of new social arrangements in all involved in the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectEnsino em Grupopt_BR
dc.subjectBateriapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.titleInterações nas Relações do Ensino e Aprendizagem da Bateria em Grupopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina do Gama Santos-
dc.contributor.refereesGohn, Daniel Marcondes-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguistica, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacaocompletafinal.pdf19,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.