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dc.contributor.advisorFONSECA, Diana Santiago-
dc.contributor.authorBARBOSA, Maria Luiza Santos-
dc.creatorBARBOSA, Maria Luiza Santos-
dc.date.accessioned2021-06-12T18:01:01Z-
dc.date.available2021-06-12T18:01:01Z-
dc.date.issued2021-06-12-
dc.date.submitted2018-04-
dc.identifier.issnTESE-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33553-
dc.description.abstractBuscou-se, nesta pesquisa, observar os aspectos cognitivos relacionados à correção e segmentação textual utilizados por 12 crianças no desenvolvimento das atividades musicais aplicadas em grupo durante 32 horas/aulas de música, estabelecendo correlações entre os aspectos cognitivos de correção e segmentação presentes na fluência leitora apresentados por elas, que cursam o 2º ano do Ensino Fundamental I. O desenho da pesquisa baseou-se em duas etapas: foi realizada, inicialmente, uma revisão integrativa, utilizando os descritores “música e linguagem”, a fim de discutir as pesquisas, ensaios teóricos e revisões de literatura realizadas por pesquisadores nessas duas áreas de conhecimento. Para estabelecer uma correlação com os aspectos cognitivos da leitura verbal, realizou-se um teste de leitura com duas etapas: cada aluno realizou a leitura de um texto antes das aulas de música começarem (pré-teste) e um outro texto foi lido após o período de realização das aulas de música (pós-teste). Os textos continham 134 palavras (pré-teste) e 139 palavras (pós-teste). Das aulas de música, foram selecionadas nove atividades musicais para uma análise descritiva: três composições, três apreciações musicais e três performances. Como resultados, observou-se que os processos cognitivos próprios da leitura verbal podem ser facilmente observados nas atividades musicais, como os mecanismos de memória, atenção, ansiedade, capacidade de correr riscos, os usos da linguagem entre os alunos, a compreensão da fala, além das relações interpessoais e diferenças socioculturais apresentadas por eles. Além dos desvios de correção e segmentação, foi possível perceber outros aspectos, que podem ser investigados em futuras pesquisas que estabeleçam correlações entre música e linguagem verbal. Espera-se que as contribuições dadas por meio deste trabalho às áreas de Educação Musical e Psicolinguística inspirem novos pesquisadores e ampliem as pesquisas no Brasil, uma vez que a maioria dos estudos encontrados foram realizados fora do país.pt_BR
dc.description.abstractIn this research, we sought to observe the cognitive aspects related to correction and textual segmentation used by 12 children in the development of musical activities applied in groups during 32 hours / music lessons, establishing correlations between the cognitive aspects of correction and segmentation present in fluency reader presented by them, who are in the 2nd year of Elementary School I. The research design was based on two stages was carried out initially an integrative review, using the keywords "Music and language" in order to discuss the research, theoretical essays and literature reviews performed by researchers in these two areas of knowledge. To establish a correlation with the cognitive aspects of verbal reading, a reading test was carried out in two stages: each student read a text before the music classes started (pre-test) and another text was read after the period of conducting music classes (post-test). The texts contained 134 words (pre-test) and 139 words (post-test). From the music classes, nine musical activities were selected for a descriptive analysis: three compositions, three musical assessments and three performances. As a result, it was observed that the cognitive processes proper to verbal reading can be easily observed in musical activities, such as the mechanisms of memory, attention, anxiety, the ability to take risks, the uses of language among students, speech comprehension, in addition to the interpersonal relationships and socio-cultural differences presented by them. In addition to the deviations in correction and segmentation, it was possible to notice other aspects, which can be investigated in future research that establish correlations between music and verbal language. It is expected that the contributions made through this work to the areas of Music and Psycholinguistic Education will inspire new researchers and expand research in Brazil, since most of the studies found were carried out outside the country.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectLeitura Verbalpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectSegmentaçãopt_BR
dc.subjectCorreçãopt_BR
dc.titleEducação Musical e Processos Cognitivos: aspectos de correção e segmentação ocorridos nos domínios da Música e da Leitura Verbal em uma amostra de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMARQUES, Valéria Cristina-
dc.contributor.refereesKROGER, Mara Menezes-
dc.contributor.refereesTOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.refereesKONOPLEVA, Ekatherina-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsica - Licenciaturapt_BR
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