Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estresse na docência: um desafio a ser superado
Autor(es): Silva, Edmilton Gomes da
Autor(es): Silva, Edmilton Gomes da
Abstract: Enquanto se multiplicam as pesquisas sobre os efeitos do burnout no meio docente, em todo o mundo, professores experimentam esta situação de desconforto e desprazer no desenvolvimento de sua atividade profissional. Este estudo busca contribuir para o entendimento de como se processa a reação destes profissionais diante das circunstâncias geradoras de estresse, produzidas no espaço escolar. Visa ainda ponderar sobre pontos significativos, tais como: a formação docente, o status do professor na atual conjuntura, sua condição de trabalho, seus salários, a violência nas escolas e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas no sentido de combater este mal-estar que tem acometido parte significativa da categoria. Com o objetivo de melhor compreender estes itens é necessário discorrer sobre como os professores obtêm forças para persistir na profissão, suas experiências, seus métodos. Ao final, destaca-se algumas estratégias empreendidas para vivenciar a rotina fatigante, no exercício da atividade docente. São meios encontrados para permanecer na profissão, mesmo diante de todas as adversidades, para quem escolhe um propósito nobre, mas que teve o seu valor mitigado na sociedade. Menciona-se também a necessidade de que o poder público formule ações que visem minorar os efeitos do mal-estar docente, a partir de iniciativas preventivas
ABSTRACT While multiply the research on the effects of burnout among teachers around the world, teachers experience this discomfort and displeasure in the development of their professional activity. This study seeks to contribute to the understanding of processes like the reaction of health professionals in stressful circumstances, produced in school. It also aims to reflect on significant points, such as teacher training, the teacher's status at this juncture, their working conditions, wages, violence in schools and coping strategies developed to combat the malaise that has affected part of the category. In order to better understand these items is necessary to talk about how teachers get the strength to persist in the profession, their experiences, their methods. At the end, there is some strategies undertaken to experience the stressful routine in the course of teaching. Means are found to remain in the profession, even in the face of all adversities, who chooses a noble purpose, but had mitigated its value in society. It is also mentioned the need for the government to formulate actions aimed at reducing the impact of teacher malaise, from preventive initiatives.
Palavras-chave: Professor
Estresse
Burnout
Condições de Trabalho
Educação
Teacher
Stress
Burnout
Working Conditions
Education
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33302
Data do documento: 22-Abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDMILTON GOMES DA SILVA.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.