Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação do campo para as crianças das séries iniciais no assentamento nova panema: os desafios enfrentados em uma classe multisseriada do MST
Autor(es): Leandro, Renata Amorim
Autor(es): Leandro, Renata Amorim
Abstract: O presente trabalho monográfico está vinculado à experiência da Atividade Curricular em Comunidade (ACC) 'Educação Popular em Áreas de Reforma Agrária: os desafios da educação do campo', oferecida pelo departamento de Educação Física da Faculdade de Educação (FACED) que vem sendo desenvolvida desde 2008. Especificamente, resultou do projeto de iniciação científica que teve como problemática de pesquisa a seguinte questão: Quais as possibilidades da prática pedagógica em classe multisseriada da Escola do Assentamento Nova Panema, município de São Sebastião do Passé no período de 2010/2011, a partir de experiências de oficinas pedagógicas referenciadas na Pedagogia do MST? O objetivo geral foi analisar as possibilidades da prática pedagógica na classe multisseriada do Assentamento Nova Panema, no período de 2010/2011, a partir de experiências de oficinas pedagógicas referenciadas na Pedagogia do MST. Os objetivos específicos foram os seguintes: a) analisar o projeto político-pedagógico da Escola do Assentamento Nova Panema; b) observar oficinas pedagógicas sobre conteúdos de diversas áreas do conhecimento na escola do Assentamento Nova Panema realizadas pela ACC - Educação Popular em Áreas de Reforma Agrária; c) analisar e sistematizar a proposta pedagógica do MST; d) Sistematizar experiências de ensino das oficinas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento na classe multisseriada do Assentamento Nova Panema. As hipóteses que levantamos foram: a) as oficinas pedagógicas que tratam o conhecimento a partir de eixos temáticos são possibilidades de materialização aproximada da pedagogia do MST; b) a educação do campo no Assentamento Nova Panema não tem conseguido se desenvolver de forma adequada devido a problemas estruturais/físicos e pela falta de formação especializada e continuada de professores de turmas seriadas. Em relação aos resultados do estudo, constatamos que a prática pedagógica em classe multisseriada é possível através da utilização da pedagogia do MST, visto que as nossas oficinas são construídas e realizadas a partir do estudo e do entendimento dos principais elementos desta pedagogia. Em relação aos resultados do estudo, constatamos que a educação do campo segue submetida ao descaso do poder público enfrentando a continuidade histórica da precariedade de condições para o seu desenvolvimento. Mesmo diante de tal precariedade, a prática pedagógica, a partir da proposta das oficinas pedagógicas realizadas na escola, apresentaram elementos de aproximação da proposta pedagógica do MST. Isto é, destaca-se fundamental a necessidade de uma proposta pedagógica crítica e transformadora, orientada pelos interesses da classe trabalhadora do campo, para contribuir no enfrentamento dos grandes desafios coloca à educação do campo.
Palavras-chave: Educação do campo
Pedagogia do MST
Classe Multisseriada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33087
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA RENATA AMORIM LEANDRO.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.