Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33025
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação na terceira idade: um novo desafio na prática docente |
Autor(es): | Oliveira, Priscila Vieira de |
Autor(es): | Oliveira, Priscila Vieira de |
Abstract: | O propósito deste trabalho é analisar se a formação do pedagogo (alunos da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia) pode capacitá-lo a atuar com a educação na terceira idade, utilizando para isso: pesquisa bibliográfica e análise documental contemporânea – dentre outros, os componentes obrigatórios dos currículos utilizados nesta Instituição de Ensino Superior. Apresentará a contextualização social em que o novo perfil dos idosos se estruturou, principalmente os de 65 a 75 anos – também chamados jovens idosos; características físicas, psicológicas e sua capacidade de aprendizagem; seu ingresso às escolas através da Educação de Jovens e Adultos; a legislação vigente sobre esta educação direcionada aos idosos; como os especialistas avaliam que a educação contribua para os anciãos atuais. O papel do pedagogo em consonância com este público. E, como a formação continuada pode contribuir para que este profissional de educação possa fazer frente a este novo desafio: atuar na educação da terceira idade. |
Palavras-chave: | Educação terceira idade currículo pedagogo formação continuada |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA - FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33025 |
Data do documento: | 11-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.