Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32868
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escrita é objeto de estudo da escrita?
Autor(es): Santos, Fernanda Rodrigues dos
Autor(es): Santos, Fernanda Rodrigues dos
Abstract: Este trabalho monográfico diz respeito à investigação sobre a escrita, discutindo se ela tem sido utilizada como objeto para o aprendizado da própria escrita dentro das escolas. Para tanto, optou-se por dois tipos de procedimento que guardam suas especificidades, mas que dialogam: uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Foi utilizado como suporte teórico, a escrita de autoridades no assunto. Os dados, conseqüentes da pesquisa bibliográfica, foram levantados com base em leituras feitas na perspectiva parafrástica e polissêmica. Eles foram trazidos para este texto, sob forma de paráfrases, sínteses, citações e comentários. Para a pesquisa de campo foram selecionadas duas escolas da cidade de Salvador, sendo uma da rede privada de ensino e uma da rede pública, dentro destas escolas foram selecionadas turmas, uma em cada escola. As informações foram coletadas por meio de observação e registradas em um diário de campo. Tendo feito as observações, procurou-se aproximar as constatações feitas, do debate trazido pelos teóricos, concluindo então que a escrita requer não apenas reconhecimento, mas também, conhecimento sobre modos específicos de como lidar com ela.
Palavras-chave: Escrita
Alfabetização
Letramento
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32868
Data do documento: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA RODRIGUES DOS SANTOS.pdf207,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.