Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32507
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar: produção de conhecimento
Autor(es): Gueudeville, Rosane Santos
Autor(es): Gueudeville, Rosane Santos
Abstract: O presente estudo tem como objetivo principal investigar o perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar, buscando compreender se são realizadas em favor da construção de novos conhecimentos.Por entender a importância do fazer científico na legitimação e consolidação de uma nova área do saber, neste caso a Pedagogia Hospitalar, foi que nos lançamos no propósito desta pesquisa. Foram analisados 47 artigos publicados em periódicos científicos entre o ano de 1997 a 2008. Valeu-se da pesquisa documental e da Análise do Conteúdo, para quantificar e classificar os artigos e os periódicos em categorias. A primeira delas diz respeito ao tipo de trabalho existente nesses artigos,ou seja, ensaio, relato de experiência, relatos de pesquisa original (pesquisa com desenho de investigação) ou revisão de literatura. Buscou-se também a indexação dos periódicos nas bases de dados, SciELO, Edubase, Bireme e catálogo do INEP, a distribuição por área de conhecimento, número de publicações por ano e o levantamento das instituições de onde provinham tais publicações. Os resultados obtidos revelam que dos 47 artigos analisados 22 foram classificados com artigo de pesquisa original, apenas dois periódicos encontram-se indexados em todas as bases de dados citadas; as publicações são originárias em sua grande parte de instituições federais, e a análise específica dos 22 artigos enquadrados enquanto originais revela que a construção de novos conhecimentos acerca da Classe Hospitalar vem sendo construído de forma o bastante incipiente.
Palavras-chave: Classe Hospitalar
Periódicos científicos
Artigos científicos.
Qualidade da produção acadêmica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32507
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.