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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação dos estágios extracurriculares de medicina em unidade de terapia intensiva adulto
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Terapia Intensiva
Autor(es): Nascimento, Diego Teixeira
Dias, Maria Almeida
Mota, Rodrigo de Sousa
Barberino, Luciana
Durães, Larissa
Santos, Paulo André Jesuino dos
Autor(es): Nascimento, Diego Teixeira
Dias, Maria Almeida
Mota, Rodrigo de Sousa
Barberino, Luciana
Durães, Larissa
Santos, Paulo André Jesuino dos
Abstract: OBJETIVOS: A formação em medicina intensiva pelos estudantes de Salvador (BA) tem acontecido através de estágios extracurriculares. Este estudo visou detectar mudanças na postura e no interesse dos acadêmicos que concluíram estes estágios e os tipos mais comuns de atividades desenvolvidas. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo realizado com estudantes que fizeram estágios extracurriculares em unidades de terapia intensiva adulto no segundo semestre de 2006. Utilizou-se um questionário auto-aplicável com questões objetivas. RESULTADOS: Foram entrevistados 49 estudantes. O interesse em se tornar intensivista foi classificado como alto/muito alto por 32,7% antes do estágio, ao final 61,2% referiram aumento do interesse. A média de 1 a 5, sobre a importância da medicina intensiva para o acadêmico atualmente foi de 4,55±0,70. Após o estágio 98% sentem-se mais seguros em indicar um paciente para unidades de terapia intensiva e 95,9% em avaliar, sob supervisão, os pacientes internados em unidades de terapia intensiva e 89,8% em atender pacientes nas emergências. Os procedimentos mais observados foram: acesso venoso central (100%), acesso venoso periférico (91,8%) e a intubação orotraqueal (91,8%). Numa escala de 1 a 5, os tópicos classificados como de maior interesse foram: síndrome de resposta inflamatória sistêmica e sepse (4,82±0,48), choque (4,81 ± 0,44) e reanimação cardiopulmonar (4,77 ± 0,55). CONCLUSÕES: O presente estudo mostrou que os estágios extracurriculares em unidades de terapia intensiva adulto de Salvador (BA) fornecem ao estudante maior segurança em avaliar pacientes graves, aumenta o interesse do mesmo pela carreira de intensivista e permite o contato com os principais procedimentos e tópicos relacionados à MI no dia-a-dia das unidades de terapia intensiva.
Palavras-chave: Educação médica
Bolsas e estágios
Estágio clínico
Unidades de terapia intensiva
Estudantes de medicina
Questionários
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3135
Data do documento: 2008
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