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dc.contributor.authorBatista, Adriana Santos-
dc.contributor.authorPuh, Milan-
dc.creatorBatista, Adriana Santos-
dc.creatorPuh, Milan-
dc.date.accessioned2019-09-06T16:59:48Z-
dc.date.available2019-09-06T16:59:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBATISTA, Adriana Santos; PUH, Milan. Ditos e não ditos sobre o perfil fo professor angolano em textos jornalísticos / Said and unsaid about the profile of the Angolan teacher in journalist texts. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 125-146, jul. 2019. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3864>. Acesso em: 05 set. 2019. doi:https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3864.pt_BR
dc.identifier.issn2178-9770-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30569-
dc.description.abstractNeste artigo, é apresentada uma análise de discurso jornalístico acerca das representações sobre o perfil de professor na educação angolana. O objetivo é discutir, linguística e discursivamente, como os meios de comunicação abordam aspectos ligados à educação, com foco na análise dos ditos e não ditos em concurso público para professor de rede pública em Angola, no ano de 2018. Para tanto, foram utilizadas as contribuições teórico-metodológicas de Pêcheux (1988) sobre o interdiscurso e Orlandi (1997) a respeito do silêncio, importantes para o entendimento do “jogo discursivo” entre o dito e não dito sobre o perfil do professor. Para a composição do corpus, foram considerados 14 textos publicados em 2018 no Jornal de Angola. Tal recorte temporal foi estabelecido por coincidir com a realização do concurso público que foi amplamente abordado pela mídia, constituindo a nossa hipótese de que os aspectos abordados pelos meios de comunicação são aqueles para os quais se busca adesão por parte dos governantes. Dessa forma, haveria material para discutir como e quais anseios do setor educacional sobre o futuro professor são representados pela mídia. Cabe ressaltar que as análises da interconexão entre diferentes tipos de discursos poderão possibilitar uma maior compreensão de seu impacto no imaginário que se constrói acerca dos professores, do ensino em geral e da solução para as dificuldades educacionais em Angola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos CIMEACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3864/3845pt_BR
dc.subjectConcurso públicopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormações imagináriaspt_BR
dc.titleDitos e não ditos sobre o perfil fo professor angolano em textos jornalísticospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubUberabapt_BR
dc.identifier.numberv. 9, n. 1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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