Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorHora, Genigleide Santos da-
dc.creatorHora, Genigleide Santos da-
dc.date.accessioned2019-06-05T22:35:13Z-
dc.date.available2019-06-05T22:35:13Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.date.submitted2002-09-09-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29803-
dc.description.abstractO presente estudo analisa a prática da gestão escolar, destacando a relevância do tema, o processo do gerenciamento de uma escola pública no interior da Bahia e, para isso, foi necessário verificar em que sentido e em quais condições as suas práticas abrem, efetivamente, a possibilidade de mudanças no espaço educativo. A revisão da literatura foi a partir de conceitos de educação de Paulo Freire, democracia de Bobbio, Weber e gestão escolar de Alonso, Ferreira, Freitas, Lück, Werle... E, para a análise desta investigação buscou-se definições teóricas e operacionais da visão sistêmica para análise das categorias: cultura escolar organizacional, dinâmica escolar relacional e gestão escolar participativa. A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, o questionário com perguntas aberta e fechada, aplicada aos diferentes segmentos da comunidade escolar pesquisada: professores, aluno, pais de alunos, coordenadores e diretores, funcionários. A análise dos dados revela encontrar situações contraditórias que perpassam o exercício da prática educativa que ora se apresenta como participativa e democrática e ora se revela uma prática de natureza centralizadora. Conclui salientando a complexidade da questão, mas ressalta a gestão escolar participativa na escola como uma possibilidade, evolução conceitual, e pré-requisito para implantação da autonomia nas escolas públicas, a qual terá necessariamente de construir seu próprio projeto político pedagógico e, seu alcance não será apenas através de leis e regulamentos, mas, sobretudo, a partir do aprender a compartilhar as diferenças, advindas, principalmente, do compromisso do educador, gestor e líder de pessoas em fazer acontecer e mudar a história. Aponta a descentralização das ações, seja qual for o enfoque dado, como um avanço, para o exercício da democracia e cidadania, na escola pública, buscando-se cada vez mais aperfeiçoar o processo no sentido de cumprir a sua função social.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study analyzes the school administration practice, giving special attention to the process of school management; for that, it was necessary to verify in which sense and conditions the practice allows changes in the educational space to happen. The present study is based on the concepts of education of democracy of Bobbio, Weber and fo school management of Alonso, Lück et al. The revision of the literature that bases the educational management had the intention to broad the analysis, and the thematic was countersigned under the point of view of the historicalness, of the theoretical and practical perspective. Theoretical and operational definitions of categories as organizational, dynamic relation and participative management were used as references for the research analysis. Study of case was adopted as the methodology, and came out with the elaboration and the application of questionnaires half-structuralized with the different segments of the searched school community (director, coordinator, teacher, student, parents of student). The analysis of the data reveals the contradictory situations that pass by the exercise of the educational practice that today it is presented as participant and democratic, on the other hond it reveals a practice of centralizing nature. It can by concluded pointing out the complexity of the subject, but it points out the administration school participant in the school as a possibility, conceptual evolution, and pre-requirement for implantation of the autonomy in the public schools, which will necessarily have ot bruilt it´s own pedagogic political project and it´s reach won't just be through laws and regulations, but, above all, starting from learning to share the differences, that come, mainly, from the educator's commitment, manager and people's leader in doing to happen and to change the history. It can be pointed the decentralization of the actions, be which goes the given focus, as a progress, for the exercise of the democracy and citizenship, in the public school, being looked for, every time, more to improve the process in the sense of accomplishing your social function.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectEscola – Organização e gestãopt_BR
dc.subjectGestão participativapt_BR
dc.subjectschool managementpt_BR
dc.subjectschool administrationpt_BR
dc.subjectorganizational school managementpt_BR
dc.subjectparticipative managementpt_BR
dc.titleGestão escolar participativa: um desafio relacional e organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesOliveira, Arlinda Paranhos-
dc.contributor.refereesRosa, Dora Leal-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFaced/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapaDissert.Final 2002.pdf137,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissert.Final - 2002.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.