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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Isac Pimentel-
dc.contributor.authorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.contributor.authorSlomski, Vilma Geni-
dc.contributor.authorSilva, Antonio Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Rocha-
dc.creatorGuimarães, Isac Pimentel-
dc.creatorGomes, Sônia Maria da Silva-
dc.creatorSlomski, Vilma Geni-
dc.creatorSilva, Antonio Carlos Ribeiro da-
dc.creatorOliveira, Marcelo Rocha-
dc.date.accessioned2018-11-06T19:11:02Z-
dc.date.available2018-11-06T19:11:02Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27924-
dc.description.abstractNa busca de transformação, as Instituições de Ensino Superior (IES) planejam e realizam ações que viabilizam o processo de qualificação do ensino público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas da Bahia, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico (Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade e Valorização do Magistério), uma vez que estão atrelados a uma construção coletiva e de revisão contínua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O método escolhido foi a análise documental dos PPP de cinco IES Públicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os critérios para a elaboração do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos princípios norteadores do projeto pedagógico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que está escrito e a prática de ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Com efeito, conclui-se que os projetos pedagógicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne à contemplação plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas à principal ênfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/870/590pt_BR
dc.subjectProjetos Político-Pedagógicos (PPP)pt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectIES públicas da Bahiapt_BR
dc.titleUma análise dos projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numbern. 178/9/80, p. 140-157pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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