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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Isac Pimentel | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | Slomski, Vilma Geni | - |
dc.contributor.author | Silva, Antonio Carlos Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcelo Rocha | - |
dc.creator | Guimarães, Isac Pimentel | - |
dc.creator | Gomes, Sônia Maria da Silva | - |
dc.creator | Slomski, Vilma Geni | - |
dc.creator | Silva, Antonio Carlos Ribeiro da | - |
dc.creator | Oliveira, Marcelo Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T19:11:02Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T19:11:02Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27924 | - |
dc.description.abstract | Na busca de transformação, as Instituições de Ensino Superior (IES) planejam e realizam ações que viabilizam o processo de qualificação do ensino público. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos cursos de Ciências Contábeis das IES públicas da Bahia, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico (Igualdade, Qualidade, Gestão Democrática, Liberdade e Valorização do Magistério), uma vez que estão atrelados a uma construção coletiva e de revisão contínua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O método escolhido foi a análise documental dos PPP de cinco IES Públicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os critérios para a elaboração do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos princípios norteadores do projeto pedagógico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que está escrito e a prática de ensino nos cursos de Ciências Contábeis. Com efeito, conclui-se que os projetos pedagógicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne à contemplação plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas à principal ênfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Brasileira de Contabilidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/870/590 | pt_BR |
dc.subject | Projetos Político-Pedagógicos (PPP) | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | IES públicas da Bahia | pt_BR |
dc.title | Uma análise dos projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 178/9/80, p. 140-157 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Uma análise dos projetos político-pedagógico dos cursos de contabilidade das universidades públicas da Bahia.pdf | 485,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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