Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Maria Lucia Seidl de-
dc.contributor.authorRibas Jr, Rodolfo de Castro-
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augusto-
dc.contributor.authorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.authorMagalhães, Celina Maria Colino-
dc.contributor.authorVieira, Mauro Luis-
dc.contributor.authorSalomão, Nádia Maria Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Algeless Milka Pereira Meireles da-
dc.contributor.authorSilva, Anna Karina da-
dc.creatorMoura, Maria Lucia Seidl de-
dc.creatorRibas Jr, Rodolfo de Castro-
dc.creatorPiccinini, Cesar Augusto-
dc.creatorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.creatorMagalhães, Celina Maria Colino-
dc.creatorVieira, Mauro Luis-
dc.creatorSalomão, Nádia Maria Ribeiro-
dc.creatorSilva, Algeless Milka Pereira Meireles da-
dc.creatorSilva, Anna Karina da-
dc.date.accessioned2011-09-12T19:32:13Z-
dc.date.available2011-09-12T19:32:13Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.issn1413-294X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2696-
dc.descriptionp.421-429pt_BR
dc.description.abstractCognições parentais constituem importante componente do contexto sociocultural em que se dá o desenvolvimento infantil, e a literatura brasileira sobre o tema é ainda escassa. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre conhecimento sobre desenvolvimento infantil e variáveis da mãe e do bebê. Foi estudada uma amostra de 405 mães primíparas, com filhos menores de um ano, distribuída por seis cidades em diferentes regiões do Brasil. Utilizou-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Foram encontrados efeitos significativos de escolaridade materna e centro urbano. O efeito significativo de escolaridade materna foi verificado em todas as cidades, menos em Porto Alegre, possivelmente pelas políticas de atenção materno-infantil aí implementadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento de aspectos do contexto de desenvolvimento de crianças brasileiras, e têm implicações para o planejamento de programas de intervenção que visem à promoção de saúde.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectcontexto socioculturalpt_BR
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectconhecimento maternopt_BR
dc.subjectmães primíparaspt_BR
dc.subjectsociocultural contextpt_BR
dc.subjectchild developmentpt_BR
dc.subjectmaternal knowledgept_BR
dc.subjectprimiparous motherspt_BR
dc.titleConhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEstudos de Psicologia (Natal)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubNatalpt_BR
dc.identifier.number9(3):421-429pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a04v09n3.pdf234,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.