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dc.contributor.authorMotta, Gustavo da Silva-
dc.contributor.authorQuintella, Rogério Hermida-
dc.creatorMotta, Gustavo da Silva-
dc.creatorQuintella, Rogério Hermida-
dc.date.accessioned2018-08-09T20:10:58Z-
dc.date.available2018-08-09T20:10:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1413-2311-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26938-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um panorama sobre a utilização dos jogos de empresas na graduação em Administração pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado da Bahia. Observa-se um crescente interesse de professores, no País e no Estado, na aplicação de jogos para a formação profissional do administrador. O aumento do interesse por essa técnica pode ser decorrente, entre outras origens, dos muitos benefícios que a literatura demonstra para seus usuários. Nesse artigo é desenvolvida uma revisão teórica dessa literatura buscando os seus conceitos centrais, a origem dos jogos e sua utilização no Brasil e no mundo. Em um segundo momento, apresenta-se dados de um levantamento realizado com 47 coordenadores de cursos de Administração de IES baianas sobre suas experiências institucionais com o uso da técnica. Optou-se por uma abordagem quantitativa com a utilização de estatísticas descritivas (frequência, média e desvio-padrão), constatando que 44,7% das IES da Bahia aplicam o jogo para a formação de administradores. Igualmente, pode-se verificar que esta utilização deve crescer nos próximos cinco anos para 63,8%, por causa dos elevados índices de satisfação com a aplicação e o mais alto grau de concordância com os aspectos favorecedores do que com os dificultadores à adoção do jogo. Finalmente, dois pontos se destacam como críticos a uma aplicação mais ampla dos jogos de empresas nos cursos de Administração no Estado da Bahia: o custo de aquisição e a oferta de simuladores eletrônicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFRGSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38392pt_BR
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superior (IES)pt_BR
dc.subjectEstado da Bahiapt_BR
dc.titleA utilização de jogos e simulações de empresas nos cursos de graduação em administração no estado da Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubPorto Alegrept_BR
dc.identifier.numberv. 18, n. 2, p. 317-338pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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