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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGeorg, Alvaro E-
dc.contributor.authorDuncan, Bruce Bartholow-
dc.contributor.authorToscano, Cristiana M-
dc.contributor.authorSchmidt, Maria Inês-
dc.contributor.authorMengue, Sotero-
dc.contributor.authorDuarte, Cláudio-
dc.contributor.authorPolanczyk, Carísi A-
dc.creatorGeorg, Alvaro E-
dc.creatorDuncan, Bruce Bartholow-
dc.creatorToscano, Cristiana M-
dc.creatorSchmidt, Maria Inês-
dc.creatorMengue, Sotero-
dc.creatorDuarte, Cláudio-
dc.creatorPolanczyk, Carísi A-
dc.date.accessioned2011-09-05T17:41:39Z-
dc.date.available2011-09-05T17:41:39Z-
dc.date.issued2005-06-
dc.identifier.issn0034-8910-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2549-
dc.descriptionp.452-460pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >100 mg/dl ou fora do jejum >140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus, economiapt_BR
dc.subjectAnálise custo-benefíciopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectDiabetes mellitus, diagnósticopt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus, prevenção e controlept_BR
dc.subjectDiabetes mellitus, economypt_BR
dc.subjectCost-benefit analysispt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus, diagnosispt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus, prevention and controlpt_BR
dc.titleAnálise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.number30(3):452-60pt_BR
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