Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Susanne Anjos-
dc.contributor.authorSantos, Darci Neves dos-
dc.contributor.authorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.authorPedromônico, Márcia Regina Marcondes-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorBarreto, Mauricio Lima-
dc.creatorAndrade, Susanne Anjos-
dc.creatorSantos, Darci Neves dos-
dc.creatorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.creatorPedromônico, Márcia Regina Marcondes-
dc.creatorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.creatorBarreto, Mauricio Lima-
dc.date.accessioned2011-09-05T17:19:25Z-
dc.date.available2011-09-05T17:19:25Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.identifier.issn0034-8910-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2546-
dc.descriptionp.606-611pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Analisar a associação entre a qualidade do estímulo doméstico e o desempenho cognitivo infantil, identificando o impacto da escolaridade materna sobre a qualidade dessa estimulação. MÉTODOS: Estudo de corte transversal, com 350 crianças entre 17 e 42 meses, examinadas em 1999, em áreas centrais e periféricas de Salvador, Estado da Bahia. Utilizou-se um questionário socioeconômico, o inventário Home Observation for Measurement of the Environment Scale (HOME) para mensurar a estimulação no ambiente familiar, e a escala Bayley de desenvolvimento infantil. Foram realizadas análises univariadas e múltiplas, por meio da regressão linear, considerando nível de significância de 5%. RESULTADOS: Encontrou-se associação positiva (b=0,66) e estatisticamente significante entre a qualidade da estimulação no ambiente doméstico e o desempenho cognitivo infantil. Parte do efeito da estimulação sobre a cognição foi mediada pela condição materna de trabalho e seu nível de escolaridade. Verificou-se que as crianças ocupando as primeiras ordens de nascimento, convivendo com reduzido número de menores de cinco anos, usufruem de melhor qualidade da estimulação no ambiente doméstico. Esse padrão de estimulação se mantém entre crianças convivendo com seus pais, cujas mães possuem melhor escolaridade, trabalham fora e convivem com companheiros no ambiente familiar. CONCLUSÕES: Confirma-se a importância da qualidade do estímulo doméstico para o desenvolvimento cognitivo infantil, além do relevante papel das condições materiais e dinâmica familiar. Os achados apontam a pertinência de ações de intervenção que favoreçam a qualidade do ambiente e da relação cuidador-criança para o desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEstudos transversaispt_BR
dc.titleAmbiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológicapt_BR
dc.title.alternativeRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.number30(4):606-11pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)
Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25533.pdf50,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.