Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2443
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano
Otros títulos : Claves
Autor : Oliveira, Alda de Jesus
metadata.dc.creator: Oliveira, Alda de Jesus
Resumen : Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular.
Palabras clave : Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural.
Formal education. Informal education. Musical culture. Multicultural education.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2443
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2715-4175-1-PB.pdf101,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.