Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23673
metadata.dc.type: Dissertação
Título : As tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição para o desempenho da gestão escolar: um estudo de caso
Autor : Queiroz, Aldineide Lilian Gomes de
metadata.dc.creator: Queiroz, Aldineide Lilian Gomes de
Resumen : O presente estudo objetivou a análise da contribuição das tecnologias da informação e comunicação na gestão escolar, a partir de um estudo de caso da Escola Técnica Estadual Cícero Dias de Recife/PE. Por meio de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa baseou-se em análises de documentos (Plano Político Pedagógico, Plano de Ação, Contrato de Parcerias e o Regimento Interno), além de entrevistas semiestruturadas aplicadas à gestora, coordenadores e professores. Os resultados obtidos evidenciam o fato de que os entrevistados são unânimes ao reconhecer as inúmeras possibilidades das tecnologias de informação disponíveis no ambiente escolar, bem como a contribuição delas para o desempenho da gestão, uma vez que essas ferramentas influenciaram no processo de ensino-aprendizagem e também no monitoramento das ações, refletindo positivamente nos resultados internos e externos. Em contrapartida, apontam a necessidade de formação continuada para uma melhor utilização dos recursos, visando o aprimoramento na utilização dos mesmos, como forma de contribuir ainda mais em todo o processo.
This study aimed to analyze the contribution of information and communication technologies in school management from a case study of the Technical School Cicero Dias of Recife / PE. Through a qualitative approach, this research was based on analysis of documents (Pedagogical Political Plan, Action Plan Partnership Agreement and the Rules of Procedure), and semi-structured interviews applied to the management, engineers and teachers. The results show the fact that respondents are unanimous in recognizing the many possibilities of information technologies available in the school environment and their contribution to performance management, since these tools influenced the teaching-learning process and also in monitoring the actions, reflecting positively on internal and external results. On the other hand, point to the need for continuing education for a better use of resources, in order to improve the use of them as a way to further contribute in the whole process.
Palabras clave : Escola Técnica Estadual Cícero Dias-Tecnologia da informação-Estudo de casos
Gerenciamento de recursos de informação-Escolas-Organização e administração
Gerenciamento de recursos de informação-Rendimento escolar-Avaliação
Recursos de informação-Eficácia no ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Gestão escolar
Desempenho Escolar
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: EAUFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23673
Fecha de publicación : 26-jul-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.