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dc.contributor.authorGomes, Celma Borges-
dc.creatorGomes, Celma Borges-
dc.date.accessioned2011-08-16T11:07:48Z-
dc.date.available2011-08-16T11:07:48Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.issn1983-8239-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2214-
dc.descriptionp. 255-289pt_BR
dc.description.abstractA autora caracteriza neste artigo as principais lutas do movimento dos professores estaduais da Bahia, na década de 80. Na primeira parte, tece considerações sobre as reivindicações dos professores pela melhoria das condições de trabalho, de exercício profissional e pela qualidade de ensino. Na segunda, discorre sobre as transformações das principais formas de ação coletiva desencadeadas pelo movimento, no contexto de redemocratização da Bahia. Na terceira, analisa as formas de negociação mais freqüentes entre atores do movimento e do Estado, que polarizam relações conflitivas em torno das questões educacionais. Na conclusão, apresenta uma síntese dos resultados das lutas dos professores para avaliação do significado do movimento na construção e reconstrução das políticas educacionais na Bahia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectmovimento professorespt_BR
dc.subjectlutas por educaçãopt_BR
dc.subjectação coletivapt_BR
dc.subjectreivindicação professorespt_BR
dc.titleMovimento dos professores estaduais da Bahia: as lutas dos anos 80pt_BR
dc.title.alternativeCaderno CRHpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 10, n. 26pt_BR
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