Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVerhine, Robert Evan-
dc.contributor.authorDantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.contributor.authorSoares, José Francisco-
dc.creatorVerhine, Robert Evan-
dc.creatorDantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.creatorSoares, José Francisco-
dc.date.accessioned2011-08-13T17:32:34Z-
dc.date.available2011-08-13T17:32:34Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2196-
dc.descriptionp. 291-310,jul./set.pt_BR
dc.description.abstractNesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante – ENADE, e o Exame Nacional de Cursos – ENC, mais conhecido como Provão, a partir de críticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereçá-las. Ao fazê-lo, identificam diferenças e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos têm integridade técnica e apresentam contribuições para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pré-testagem dos instrumentos. Em síntese, as análises apontam para uma grande similaridade dos processos técnicos das duas abordagens, enquanto que as diferenças se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propõe a apresentar um indicador de diferença de desempenho e, especialmente, perde o caráter high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame não conseguiu, até o momento, resolver vários dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirão um avanço real para a utilização dos seus resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação do ensino superiorpt_BR
dc.subjectProvãopt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectHigh Education Evaluationpt_BR
dc.subjectEvaluación de la enseñanza superiorpt_BR
dc.titleDo Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 14, n. 52.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a02v1452.pdf175,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.