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dc.contributor.authorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.creatorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.date.accessioned2011-08-12T14:15:26Z-
dc.date.available2011-08-12T14:15:26Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.issn1983-8239-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2177-
dc.descriptionp. 63-75pt_BR
dc.description.abstractO presente texto é resultado de uma pesquisa onde se buscou estudar o processo de qualificação dos coletivos de trabalhadores, concebidos a partir do ensino técnico profissional, no contexto de modernização tecnológica pelo qual passou a Região Metropolitana de Salvador com a instalação do Polo Petroquímico de Camaçari. Partindo de análises documentais e da fala de ex-alunos e exprofessores, procuramos entender e explicar como ou se o processo de qualificação daquela modalidade particular de força de trabalho tem propiciado a formação de uma nova coletividade de trabalhadores, com maiores bases de conhecimento, experiências e controle sobre o processo produtivo. As evidências empíricas sugeriram-nos que, apesar das propostas legais da união da educação técnica com a educação humanística, a formação dos alunos ocorreu de forma contraditória aos requisitos dos modernos processos de trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleModernização tecnológica e formação dos coletivos fabrispt_BR
dc.title.alternativeCaderno CRHpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 8, n. 23pt_BR
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