Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19586
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desempenho acadêmico inferior dos alunos do “fundão”: mito ou realidade? |
Autor(es): | Miranda, Gilberto José Vicente, Jausson Monteiro Freitas, Sheizi Calheira |
Autor(es): | Miranda, Gilberto José Vicente, Jausson Monteiro Freitas, Sheizi Calheira |
Abstract: | Internacionalmente, a relação e consequências da localização em sala de aula para o aprendizado e desempenho acadêmico discente vêm sendo estudadas com o fito de verificar a necessidade de adoção de estratégias de ensino ou ações voltadas para garantir o melhor aproveitamento da classe como um todo, independentemente da posição ocupada pelos discentes. Por sua vez, estudos brasileiros salientam o estereótipo negativo existente entre os alunos que se posicionam no fundo da sala. Na área contábil, o desempenho discente vem recebendo cada vez mais atenção em estudos científicos no Brasil, entretanto tais pesquisas ainda não enfocaram aspectos relacionados à ocupação do espaço em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo investigar, de forma exploratória, se existe correlação entre o desempenho discente no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e a localização escolhida pelos discentes em sala de aula. Para atingir esse objetivo foram utilizadas duas técnicas estatísticas, Teste t e Regressão Múltipla, em dados coletados a partir de um questionário elaborado para esse fim e aplicado a uma amostra de 102 alunos e egressos de uma instituição de ensino superior brasileira. Os testes revelaram que se sentar mais próximo do docente na sala de aula apresentou uma correlação positiva com o desempenho acadêmico dos discentes, ou seja, a “turma da frente” apresentou melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) que a “turma do fundão”. Esse resultado sugere a necessidade de atenção especial aos alunos que se sentam ao fundo da sala, bem como à formação dos docentes para lidar com essa situação. Além disso, os resultados apontam para a necessidade de realização de pesquisas sobre as causas e consequências para o aprendizado da ocupação dos diferentes espaços da sala de aula pelos discentes dos cursos de Ciências Contábeis. |
Palavras-chave: | Ensino Ciências Contábeis Desempenho |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19586 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESEMPENHO ACADÊMICO INFERIOR.pdf | 626,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.