Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia, Carolina Pedroza de Carvalho-
dc.contributor.authorFagundes, Norma Carapiá-
dc.creatorGarcia, Carolina Pedroza de Carvalho-
dc.creatorFagundes, Norma Carapiá-
dc.date.accessioned2011-07-13T04:36:01Z-
dc.date.available2011-07-13T04:36:01Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn2178-8650-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1816-
dc.descriptionp. 11-22pt_BR
dc.description.abstractO estudo buscou compreender o que expressam as aprendizagens referidas pelos estudantes como (re)construídas no estágio curricular em espaços da atenção básica à saúde. Analisa-se a contribuição do estágio na formação das estudantes de enfermagem para a atuação profissional nesse âmbito da atenção. Estudo exploratório de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos focais, com a participação de 14 estudantes de duas instituições públicas de ensino superior que estavam realizando o estágio curricular em rede básica, no período de agosto e setembro de 2008, na cidade de Salvador (BA). Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. O estudo revelou que o estágio proporcionou a (re)construção de aprendizagens significativas para a prática profissional da enfermeira na rede básica, tais como: melhor compreensão da complexidade do trabalho nesse âmbito da atenção; do planejamento de saúde; da tomada de decisão e maior embasamento para a prática clínica, sendo esta última a mais enfatizada pelas estudantes. A análise evidenciou também limites do estágio curricular relacionados à desintegração ensino-serviço; às poucas oportunidades de praticar o trabalho multiprofissional e intersetorial; ao pouco entendimento sobre a vigilância à saúde, às ações de educação permanente em saúde e as ações de controle social. A própria concepção de atenção básica, revelada nas falas das estudantes, nos documentos-base do estágio e no leque de ações possibilitadas pelos campos de prática, mostrou-se muito restrita, constituindo-se em mais um limite para o desenvolvimento do estágio, consequentemente, para o preparo da enfermeira para atuar na atenção básica à saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectAtenção básica à saúdept_BR
dc.subjectEnfermeirapt_BR
dc.titleEstágio curricular na atenção básica: experiências e aprendizadospt_BR
dc.title.alternativeRevista Baiana de Enfermagem‏pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 22 / v. 23, n. 1, 2, 3pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3620.pdf92,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.