Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Iramaia Ferreira Santana-
dc.contributor.authorVarela, Aida Varela-
dc.creatorSantos, Iramaia Ferreira Santana-
dc.creatorVarela, Aida Varela-
dc.date.accessioned2015-10-07T19:16:14Z-
dc.date.available2015-10-07T19:16:14Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Iramaia Ferreira Santana. Sistema de educação a distância na UFBA: acesso, uso e comportamento informacional dos usuários. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014, Belo Horizonte. Além das nuvens: expandindo as fronteiras da ciência da informação. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt6 Acesso em: 07 out. 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18068-
dc.description.abstractApresenta resultado de pesquisa de mestrado realizada para investigar o acesso, o uso e o comportamento informacional dos usuários de sistemas de educação a distância na Universidade Federal da Bahia. Trata-se de investigação de natureza quali-quanti, com utilização do método descritivo e estudo de casos múltiplos. Adota-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin com a finalidade de interpretar e discutir os resultados obtidos. Os dados revelam que: os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, veem os cursos positivamente; o acesso e o uso do sistema Moodle foram considerados satisfatórios, porém podem ser aprimorados; e a maioria dos estudantes limita-se a utilizar os materiais disponibilizados pelos cursos, não buscando outras fontes de informação. Constata-se ainda que durante o desenvolvimento das aulas não existe uma teoria pedagógica definida. Conclui-se que os cursos a distância investigados, de modo geral, atendem às expectativas dos seus usuários. Entretanto, percebe-se que é preciso repensar o modo como esse sistema educacional está funcionando, para que ajustes sejam realizados, no sentido de aprimorá-lo.pt_BR
dc.description.sponsorshipAbstract Presents the result of a master research conducted to investigate the access, use and information behavior of users of distance education systems in the Federal University of Bahia. This investigation is quantitative and qualitative, using the descriptive method and a multiple case study. It adopts the technique of content analysis of Bardin in order to interpret and discuss the results. The data show that: the subjects, teachers and students, see the courses positively; the access and use of the Moodle system were considered satisfactory but can be improved; and most students merely use the materials provided by the courses, not seeking other sources of information. It appears that even during the development of classes there is no definite pedagogical theory. It is concluded that the above distance learning courses generally meet the expectations of its users. However, one realizes that we need to think how this educational system is working for adjustments to be made in order to improve it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherENANCIB 2014pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt6pt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectSistema de educação a distância - UFBApt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectInformational behaviorpt_BR
dc.subjectSystems of Distance Education - UFBApt_BR
dc.titleSistema de educação a distância na UFBA: acesso, uso e comportamento informacional dos usuáriospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.localpubUFMGpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo para Repositório.pdf484,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.