Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopez, Cássia-
dc.contributor.authorSantana, Mônica Leila Portela de-
dc.creatorSantana, Mônica Leila Portela de-
dc.date.accessioned2015-05-18T10:41:20Z-
dc.date.available2015-05-18T10:41:20Z-
dc.date.issued2015-05-18-
dc.date.submitted2013-03-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17715-
dc.description.abstractResumo: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes.pt_BR
dc.description.abstractResumé: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.subjectGêneros Literáriospt_BR
dc.titleCorpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBeigui, Alex-
dc.contributor.refereesMendes, Cleise Furtado-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.cnpqDramaturgiapt_BR
dc.subject.cnpqPerformancept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.