Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Leonardo Antonio Pereira-
dc.contributor.authorDias, Camila Pereira Fernandes-
dc.contributor.authorJesuíno, Fernanda Azevedo-
dc.contributor.authorAlcântara, Taiana Quéssia Neves de-
dc.contributor.authorFigueiredo, Isis C.-
dc.contributor.authorSá, Ana Carolina Souza-
dc.contributor.authorBastos, Clara Maia-
dc.contributor.authorSuñé, Roberta Sampaio-
dc.contributor.authorBelitardo, Priscila Machado M.-
dc.contributor.authorOliveira, Cindy S.-
dc.contributor.authorSantana, Mariana C.-
dc.contributor.authorCasqueiro, Janine B.-
dc.contributor.authorLopes, Daisy Milena C.-
dc.contributor.authorAdan, Luís Fernando Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Rodrigues-
dc.creatorRibeiro, Leonardo Antonio Pereira-
dc.creatorDias, Camila Pereira Fernandes-
dc.creatorJesuíno, Fernanda Azevedo-
dc.creatorAlcântara, Taiana Quéssia Neves de-
dc.creatorFigueiredo, Isis C.-
dc.creatorSá, Ana Carolina Souza-
dc.creatorBastos, Clara Maia-
dc.creatorSuñé, Roberta Sampaio-
dc.creatorBelitardo, Priscila Machado M.-
dc.creatorOliveira, Cindy S.-
dc.creatorSantana, Mariana C.-
dc.creatorCasqueiro, Janine B.-
dc.creatorLopes, Daisy Milena C.-
dc.creatorAdan, Luís Fernando Fernandes-
dc.creatorSilva, Luciana Rodrigues-
dc.date.accessioned2011-07-02T13:55:58Z-
dc.date.available2011-07-02T13:55:58Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1710-
dc.descriptionp. 63-68pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectpediatria - ensino e aprendizadopt_BR
dc.subjectpedagogia médicapt_BR
dc.titleExame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBApt_BR
dc.title.alternativeREVISTA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICASpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 6, n. 1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4151-10237-1-PB.pdf269,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.