Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15385
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cotas e desempenho na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012 por áreas de conhecimento
Autor(es): Santos, Juliana Lago dos
Autor(es): Santos, Juliana Lago dos
Abstract: A discussão a cerca do impacto das ações afirmativas sobre o desempenho acadêmico dos alunos no ensino superior tem recebido cada vez mais atenção na literatura, principalmente quando considerados os problemas na formação básica de boa parte desses alunos. O reconhecimento de que a educação gera benefícios para os indivíduos e sociedade, conforme apresentado pela teoria do capital humano, reflete-se na formulação e execução das políticas públicas educacionais. No ensino superior público, as políticas de ações afirmativas no acesso visam reduzir as e inclusão social nas universidades. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da Política de Cotas na nota media semestral dos 46.011 alunos matriculados na Universidade Federal da Bahia que ingressaram por Vestibular nos anos 2010, 2011 e 2012. Para tanto, utilizou-se o método dos Mínimos Quadrados Ordinários com dados agrupados para estimar o impacto de ser cotista sobre a nota média semestral em comparação com os alunos não cotistas. Os resultados indicam que, em geral, os cotistas têm notas menores que os não cotistas.
Palavras-chave: Ensino superior
Universidade Federal da Bahia
Rendimento escolar
Economia da educação
CNPq: Economia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15385
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA LAGO DOS SANTOS.pdf779,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.