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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGorender, Sérgio-
dc.contributor.authorSantos Sá, Margarete Oliveira dos-
dc.creatorSantos Sá, Margarete Oliveira dos-
dc.date.accessioned2013-10-08T14:31:51Z-
dc.date.available2013-10-08T14:31:51Z-
dc.date.issued2013-10-08-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13142-
dc.description.abstractForma c~ao veicular e uma aplica c~ao t pica de sistemas multiagentes, na qual veí culos automatizados (e.g. veí culos autônomos, robôs m oveis) devem entre si assumir e manter uma forma c~ao. Para a correta execu c~ao desta aplica c~ao e necess ário ter disponí veis mecanismos de comunica cão con aveis, garantindo a troca de mensagens entre os veí culos. Estas mensagens s~ao trocadas atrav es de uma rede de comunica c~ao m ovel, como as redes MANETs e VANETs. Entretanto, tais redes, chamadas de redes Ad Hoc, n~ao fornecem garantias a comunica c~ao, podendo existir perda de mensagens ou da conectividade entre os n os. Isto ocorre devido a movimenta c~ao dos ve ículos, efeitos clim aticos, entre outros que degradam a capacidade de comunica cão entre eles. Assim, propomos uma abordagem com base em regras para o desenvolvimento de servi ços de comunica c~ao para as aplica ções veiculares e criamos o I-CAR que e um conjunto de servi ços inteligentes de comunica ção para redes de comunica cão veiculares, focado na aplica ção da forma ção veicular. Estes servi ços executam de forma distribuí da, como m ódulos associados a cada agente veicular do sistema. Estes servi ços são constru ídos como regras, possibilitando ao veí culo autônomo tomar decisões inteligentes a cerca das melhores formas de transmitir mensagens atrav és da rede, assim como, de detectar a falha de outros veí culos a partir da comunica cão. Construí mos uma implementa c~ao destes servi ços utilizando o simulador de redes OMNet++, em conjunto com o simulador de trá fego veicular SUMO, sendo realizadas diversas simula ções para verifi car o funcionamento do sistema. Os resultados obtidos demonstram que a sobrecaga e a perda de mensagens geradas pelo sistema não comprometem o funcionamento do mecanismo proposto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMecatrônicapt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectistemas operacionais distribuídospt_BR
dc.titleI-car: serviços de comunicação inteligentes para aplicações multiagentes sobre redes veicularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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