Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Silva, Valdirene Cássia da | - |
dc.creator | Silva, Valdirene Cássia da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-25T14:32:27Z | - |
dc.date.available | 2013-09-25T14:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13046 | - |
dc.description | 153 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, a partir da bibliografia da Cibercultura e dos Estudos Culturais reflete os movimentos juvenis contemporâneos - num olhar específico para a música - sustentados num novo estado da cultura, cuja característica mais marcante é a ampliação de espaços nos quais se encontram uma nova paisagem de informação, da qual resulta uma condição cultural específica para os coletivos juvenis, construída por diferentes territórios culturais. A cibercultura ocupa um lugar de destaque nessa paisagem da informação, uma vez que se constitui conjunto de técnicas materiais e intelectuais, práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que formam e interconectam as mentes e os corpos juvenis. A partir dessa perspectiva, o trabalho desenvolve um estudo sobre as relações dos jovens contemporâneos, nos espaços virtuais, reflete esses sujeitos redimensionam, por meio da intersemiose das linguagens, suas práticas musicais e o que essas práticas sugerem enquanto princípios pedagógicos à educação contemporânea. É uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico, fundada na Et/netnopesquisa. Na busca de um entendimento do processo de comunicação que se estabelece entre os sujeitos juvenis e suas práticas musicais nos espaços cibercuturais, foram realizadas entrevistas com jovens pertencentes a três bandas de rock and roll, em Palmas/To, seleção e agrupamento de temas e abordagens que demonstram as relações desses jovens com esses novos modos de construção de conhecimento por meio de suas fruições com a música. Dar “voz” a esses sujeitos permitiu perceber a força que as tecnologias digitais exercem no se fazer artista e nos modos de fazer arte desses sujeitos, (re)dimensionando, inclusive, suas práticas cognitivas. Com a pesquisa foi constatado que esses sujeitos desenvolvem outros mecanismos de construção de conhecimento, sustentados pelos princípios da liberdade, da colaboração, da autonomia e da dádiva, consolidados pela remixagens de ideias, conceitos e sensibilidades. A conclusão ressalta que os sujeitos juvenis são sujeitos em gerúndio, performatizados pela liberdade da e-música, em identidades avatarizadas. Seu habitat cibercultural são telas criadoras de inventividades e visibilidade de seu fazer, conhecer, aprender e ensinar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://www.pgedu.faced.ufba.br/ | pt_BR |
dc.subject | E-jovens | pt_BR |
dc.subject | E-música | pt_BR |
dc.subject | E-educação | pt_BR |
dc.subject | E-young | pt_BR |
dc.subject | E-music | pt_BR |
dc.subject | E-education | pt_BR |
dc.title | E-jovens, e-músicas, e-educações: fronteiras dilatadas e diálogos cruzados na era das conexões | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Cássia.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.