Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorSoares, Josevandro Chagas-
dc.creatorSoares, Josevandro Chagas-
dc.date.accessioned2013-09-20T17:10:49Z-
dc.date.available2013-09-20T17:10:49Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13007-
dc.description145 f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva compreender as implicações dos atos de currículo nos processos de construção/afirmação identitárias, a partir da cultura escolar, de estudantes identificados/as como negros/as. Os objetivos específicos foram: compreender como o currículo escolar pode contribuir no processo de formação/re-significação de etno-identificações, numa dialógica intercrítica com os debates curriculares; e interpretar as interfaces e tensões entre cultura, processo identitário e educação sistemática nos currículos escolares, a partir do contexto pesquisado. Optamos por um estudo de abordagem qualitativa de base hermenêutico-fenomenológica, tendo como método a etnopesquisa. Para tanto, os dispositivos de coleta de dados foram: análise documental, observação participante e entrevistas. O lócus pesquisado foi a Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no Município de Camaçari-Ba. Os/as interlocutores/as da pesquisa foram professores/as das disciplinas Artes, Filosofia, História e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, e uma das vice-diretoras. Notamos que as questões identitárias estão ausentes no currículo da escola, o qual é marcado pela descontextualização. Há a necessidade da construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que seja democrático, supere as hierarquias e traga em si o reconhecimento das diferenças, tendo um caráter intercultural. A resistência ao reconhecimento das questões étnico-raciais está presente na escola desde a formatação de determinados documentos até as atividades cotidianas em sala de aula. Concluímos que, do ponto de vista político e pedagógico, o currículo escolar é de fato um artefato cultural produtor de identidades. Numa perspectiva intercrítica, os atos de currículo potencializam o processo de etno-identificações dos/as estudantes identificados/as como negros/as. Para isso é preciso que o PPP e o currículo escolar estejam imbricados e implicados com o processo identitário dos/as estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectAtos de Currículopt_BR
dc.subjectEtno-identificaçãopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectEthno-identificationpt_BR
dc.subjectCulture Scolairept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectActes de Curriculumpt_BR
dc.titleEtno-identificações na escola: atos de currículo e cultura escolar na construção identitária de estudantes negros/aspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Josevandro Chagas Soares.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.