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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.contributor.authorTeles, Liliane Alves da Luz-
dc.creatorTeles, Liliane Alves da Luz-
dc.date.accessioned2013-09-17T19:42:45Z-
dc.date.available2013-09-17T19:42:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12978-
dc.description144 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo investigar os significados de violência entre sujeitos de uma escola pública em Salvador. Interessou-nos entender como estes significados são compartilhados e orientam as ações dos sujeitos no ambiente escolar. Para tal, optamos por um método qualitativo que privilegiou a observação direta e a interação dialógica com diferentes atores envolvidos, qual seja, professores, alunos, funcionários e gestores. Do ponto de vista conceitual, procedemos a um deslocamento de uma perspectiva de cunho ora estritamente psicologizante ora estritamente sociologizante para uma perspectiva histórico-social. Partimos do pressuposto da Teoria Sociohistórica segundo a qual os significados orientam as ações humanas. Deste modo, o significado de violência não é considerado aqui como um simples fenômeno sígnico-simbólico, mas algo que incide e perpassa as ações e estratégias da violência na vida cotidiana das pessoas. A partir de uma ampla revisão de literatura acerca do tema foi possível perceber o importante papel que tem a escola na sociedade. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa. O grupo focal e entrevistas foram técnicas adotadas na coleta de dados. Os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2002) e organizados em três categorias: Violência e Estado; Violência e Família; Violência e Práticas Escolares. Eles indicam que a escola, no que concerne à violência, muitas vezes está a serviço de uma visão de mundo da classe hegemônica, reproduzindo um discurso amordaçado pelos preconceitos e estigmas contra aqueles que são violentados cotidianamente ao sofrerem a exclusão dos seus direitos básicos. A construção de estratégias para lidar com a violência passa por uma constante produção de significados. É necessário, muitas vezes, romper com explicações cristalizadas, a partir de uma reflexão crítica das próprias práticas escolares. Por fim, acreditamos que este estudo poderá contribuir para o debate, tanto no campo acadêmico, quanto nas práticas exercidas pelos educadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSignificadospt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectMeaningspt_BR
dc.titleSignificados de violência: reflexões sobre as práticas escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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